AO VIVO VP da Raia Drogasil conversa ao vivo com gestor; veja stock picking acontecendo na prática

VP da Raia Drogasil conversa ao vivo com gestor; veja stock picking acontecendo na prática

Mudança de emprego: saiba como avaliar situação da empresa em época de crise

Você recebeu uma oferta de emprego mas não sabe se vale a pena se arriscar na crise? Busque informações e faça contatos

SÃO PAULO – Deixar um emprego no qual já se conquistou uma certa estabilidade para trabalhar em outra companhia pode ser arriscado. Mas se você recebeu uma oferta e está tentado a aceitar, é possível saber como está a situação da empresa e se a mudança de emprego vale a pena.

Segundo a gerente de novos negócios e relacionamento da Career Center, Priscila D’Addio, a melhor forma de saber sobre a situação de uma empresa é pesquisar informações no mercado. “Hoje é fácil ter informações, principalmente se a empresa tem capital aberto na bolsa. É interessante ver os preços de ações, os indicadores, verificar informações na Bovespa e nos sites dos bancos, que disponibilizam clipping de fatos e acontecimentos financeiros”, diz.

Fazendo contatos

Priscila também lembra que falar com alguém que já trabalha na companhia para obter informações do dia a dia do local pode ajudar na decisão. “Por isso, é importante formar uma rede de contatos ao longo dos anos. Numa situação dessas, você liga para três pessoas e já pode saber se a empresa está em fase de expansão, de estabilidade ou de redução”, considera ela, ressaltando que as informações obtidas devem ser usadas com cuidado, para não se prejudicar ou à pessoa com quem você fez o contato.

PUBLICIDADE

Para a gerente, se o contato for feito com uma pessoa que já trabalha na mesma área em que você irá trabalhar, caso aceite a oferta, melhor ainda, pois assim saberá como está o clima na empresa e no setor onde irá trabalhar.

Segmentos afetados pela crise

Mas se você está com receio porque o setor em que lhe foi oferecido um emprego está sendo fortemente afetado pela crise, como o de exportação, não se deve apenas analisar o mercado ou a empresa, mas também os seus objetivos na carreira. “Claro que vai estar olhando para setores de incertezas, mas também tem de olhar se está dentro do objetivo de carreira e se tem possibilidade de crescimento. De repente, você pode até ajudar na recuperação da empresa”, afirma Priscila.

Para a gerente, uma proposta de emprego não deve ser recusada apenas por conta das condições do mercado, mas pela situação como um todo. “O profissional deve ver se a mudança irá fazer bem para a carreira e se há possibilidade de crescimento e desenvolvimento, mesmo em um período de crise”.