Mercado de trabalho: brasileiros estão seguros em relação ao emprego

De acordo com pesquisa da CNI, segurança é causada por causa de uma maior formalização dos profissionais

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Final de ano é momento de fazer um balanço na carreira e o dos brasileiros parece ser positivo. De acordo com pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), e divulgada na última quinta-feira (20), a segurança dos profissionais com o cargo que ocupam é a maior dos últimos 11 anos.

O item “medo do desemprego”, no Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) da CNI, situou-se, no quarto trimestre do ano, em 110,6 pontos, o maior da série histórica iniciada em 1996. A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores de todo o país, entre 30 de novembro e 05 de dezembro.

O índice cresceu 1,7 ponto, na comparação com o período de outubro a dezembro do ano passado (108,9 pontos), e 4,9 pontos, na relação com o terceiro trimestre de 2007 (105,7).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Motivo da segurança

De acordo com a CNI, a segurança do profissional brasileiro é causada pela maior formalização no mercado de trabalho, identificada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Os dados mostram que, entre janeiro e novembro, foram criados 1,9 milhão de empregos com carteira assinada no país.

Outro dado, divulgado também na quinta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País, no décimo primeiro mês do ano, foi de 8,2%, recuando 0,5 p.p. em relação a outubro (8,7%), 3,8 p.p. em relação a novembro de 2006 (9,5%) e registrando o menor percentual da série histórica, iniciada em março de 2002.

Para a CNI, o mercado de trabalho deve continuar em alta em 2008, com índice de desemprego de 9%, ante 9,5% neste ano. Os dados da confederação mostram ainda que o brasileiro acredita que o mercado de trabalho vai melhorar, com abertura de vagas: o índice de desemprego ficou em 119,7% no quarto trimestre, ante 114,3% no anterior.

Continua depois da publicidade

Segurança e realidade

A segurança é importante para que você não se sinta a todo o momento ameaçado no ambiente de trabalho e diminua o próprio rendimento. Mas, em excesso, ela pode prejudicar. Imagine chegar ao trabalho e receber a notícia de que está demitido. Raiva, tristeza, angústia, decepção. Seja qual for o seu sentimento, nesse momento, você deve se controlar.

De acordo com a gerente de desenvolvimento organizacional da Caliper, Alessandra Moura, o profissional não deve expor opiniões emotivas nem agir por impulso, o que pode ser prejudicial para a carreira. “Se tiver espaço, procure o gerente direto, que costuma ser o responsável pelas demissões, e peça explicação. Procure entender o motivo antes de reagir. Cuidado com o que diz, para não fechar uma porta no mercado de trabalho”.