Medo de reuniões? Siga as técnicas de controle emocional

Especialista explica que o exercício de controle emocional pode garantir calma e clareza para lidar com situações embaraçosas que possam surgir

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos profissionais já tiveram ou terão alguma reunião difícil a ser apresentada em algum momento de sua carreira. Uns dos maiores vilões são o nervosismo e a ansiedade de passar o conteúdo para dezenas ou até centenas de profissionais e ainda esperar bons resultados dessa apresentação.

Porém, existem técnicas de controle emocional simples que qualquer profissional pode fazer nessas horas. A especialista e coordenadora do 10º Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística (PNL), Maíra Larangeira, afirma que ao em vez de lutar contra ou tentar fugir de se apresentar, as técnicas ensinam o profissional a ter concentração antes e durante as reuniões.

Para isso, Maíra sugere o exercício chamado “Encontrando sua Zona de Excelência Interior”, que segundo ela, explora a sabedoria da mente, do corpo e da intuição. “Ao conseguir enxergar a situação de um prisma maior, a pessoa consegue encarar a situação com mais opções – o que em estado de estresse e falta de preparo não seria possível”.

Continua depois da publicidade

Passo a passo
A especialista conta que é preciso isolar-se para fazer o exercício de controle emocional antes da reunião, o que poderá garantir um estado de calma e clareza para lidar com situações embaraçosas que possam surgir, como perguntas que não sabe responder, interrupções frequentes e outras situações que desencadeiam sentimentos como medo, insegurança ou raiva. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

1. Sente em uma cadeira com a postura ereta e confortável, com os pés apoiados no chão. Em todo o exercício faça uma respiração abdominal e regular.

2. Inicialmente, traga a sua atenção para as solas dos pés. Sinta a superfície de seus calcanhares, dedos e arcos dos pés.

Continua depois da publicidade

3. Agora, expanda a sua atenção subindo os seus sentidos para pernas, joelhos, coxas, pélvis e quadris. Concentre-se no centro do abdome, respire profundamente e diga para si: “Eu estou me centrando”. “Estou aqui”. “Estou presente”.

4. Em seguida, foque seus sentidos para a coluna, pulmões, costelas, peito. Traga toda a sensação para o centro do seu coração, respire expandindo o seu peito e diga para si: “Eu estou aberto”. “Eu estou me abrindo”.

5. Continue e sinta os seus ombros, braços, cotovelos, antebraços, punhos, mãos e dedos. Perceba os seus sentidos também pelo pescoço, garganta e rosto. Inclua olhos, ouvidos, nariz, boca e língua. Traga os seus sentidos ao crânio, cérebro e ao centro da sua cabeça, atrás dos seus olhos. Respire como se estivesse respirando no centro da sua cabeça, enchendo-se de oxigênio e de energia e diga para si mesmo: “Estou desperto”. “Estou consciente”. “Estou alerta e vejo tudo de forma clara”.

Continua depois da publicidade

6. Permaneça em contato com as suas sensações físicas em curso no seu corpo, desde os seus pés passando por todos os três centros: coração, abdome e cabeça. Sinta todo o espaço que existe embaixo de você, indo até o centro da Terra. Em seguida, todo o espaço acima de você chegando até o céu. Agora, todo o espaço que houver do lado esquerdo. Depois, todo o espaço que houver do seu lado direito. Todo o espaço atrás de você. Agora, todo o lugar à sua frente.