MEC reprova 39 programas de pós-graduação; veja dicas para escolha do curso

Análise fez com que 1,7% dos cursos fosse descredenciado; antes da escolha, é preciso analisar requisitos legais do MEC

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de terminada a faculdade, é momento de partir para uma pós-graduação. O interessado, por sua vez, deve prestar bastante atenção aos cursos oferecidos, para que não perca dinheiro e tempo com algo de pouca qualidade ou, pior, acabe fazendo um curso não reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), o que significa que não tem validade.

Avaliação trienal realizada pelo MEC reprovou 39 programas oferecidos, dentre 2.257 analisados. De acordo com os dados, os programas de pós-graduação englobam cursos de mestrado e de doutorado. Os descredenciados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) não podem mais receber matrículas.

“Os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nesses programas terão seus diplomas validados, mas se a instituição admitir novos estudantes, eles não terão seus diplomas reconhecidos”, disse o diretor da Capes, Renato Janine. A avaliação foi feita por 700 especialistas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Avaliação

A análise leva em consideração quesitos como publicação de artigos científicos escritos por alunos e professores, requerimento de patentes e impactos do curso no setor produtivo. “O mérito da avaliação é fazer com que as instituições se esforcem para atender os requisitos da Capes. Assim, a qualidade dos cursos melhora”, disse Janine.

A proporção dos cursos descredenciados caiu em três anos. Em 2004, 2% dos programas analisados foram reprovados, ou seja, 36 entre 1.819. Neste ano, foi 1,7%. A avaliação foi realizada por 45 comissões de área e pelo Conselho Técnico Científico (CTC). Diante do resultado negativo, fica a dúvida de como escolher um bom curso de pós-graduação latu senso.

Antes de tudo, é preciso verificar se o curso está autorizado pelo MEC, que estabelece os seguintes requisitos para certificação:

Continua depois da publicidade

Para ter certeza da qualidade do curso, peça indicação de algum amigo e participe de algumas aulas. Converse e analise o currículo dos professores. Não se renda ao preço baixo!

Tópicos relacionados