Março se destaca na geração de empregos, inclusive para executivos

"Para andar junto com cenário positivo, profissionais precisarão estar cada vez mais qualificados", diz presidente da Ricardo Xavier

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Março se destacou na criação de empregos, sendo o mês mais positivo desde o começo do ano. Pesquisa realizada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos apontou um aumento de 26,09% no total de vagas, em relação a fevereiro.

O setor de construção civil impulsionou o resultado, já que é responsável pela contratação de engenheiros, que se destacaram nas vagas criadas, com aumento de 33,58% no terceiro mês do ano, em relação ao mesmo período de 2009, e representatividade de 11%.

A área industrial foi destaque no mês passado com um aumento de 62,87% no número de vagas criadas. “Para andar junto com o cenário positivo no Brasil, os profissionais precisarão estar cada vez mais qualificados para suprir a demanda pelas vagas oferecidas”, afirmou o presidente da Ricardo Xavier, Hélio Terra.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A pesquisa da Ricardo Xavier é feita em São Paulo (capital, grande SP e interior), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Ela mostrou que, em março, 81% das vagas foram oferecidas por empresas brasileiras.

Executivos
Em março, os executivos também foram mais demandados, mostrou uma pesquisa da Right Management. O avanço foi de 17%, na comparação com fevereiro e, em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 43%.

A indústria se destacou também, quando o assunto foi a geração de empregos para o alto escalão, com alta de 39%. Os maiores avanços ficaram por conta da construção civil (19%), automóveis/autopeças (12%), bens de consumo (11%) e metalurgia, siderurgia e fundição (8,5%).

Continua depois da publicidade

No setor de serviços, que respondeu por 30% das oportunidades em março, os destaques foram para os segmentos de Tecnologia da Informação (36%), Serviços Especializados (19%) e Logística (12%).

De acordo com a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, o resultado já era esperado, porque o mercado respondeu positivamente nos últimos meses, reflexo de um cenário econômico positivo e mais estável, permitindo que as organizações invistam mais em contratações.

São Paulo é destaque
Dados do Ministério do Trabalho mostraram que, em março, foram criados 266.415 novos empregos no Brasil, o terceiro mês consecutivo de recorde na geração de empregos.

Continua depois da publicidade

No estado de São Paulo, o emprego formal cresceu 1,15% no mês, com 125.189 postos. De janeiro a março, foram 257.010 novos postos e um aumento de 2,40%. “É muito importante registrar que o primeiro trimestre de São Paulo teve o melhor desempenho da região Sudeste e o melhor desempenho absoluto”, disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.