Mais do que bons profissionais, as escolas devem formar cidadãos, diz Unesco

Para formar cidadãos interessados em ecologia e no respeito ao meio-ambiente é necessário ensiná-los noções do ecossistema

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quando se fala em melhorar a qualidade da educação, sempre se pensa em novos métodos de ensino para formar bons profissionais no futuro. No entanto, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) atentou a outro tipo de aprendizado: o de valores, voltado à formação de bons profissionais. A informação foi publicada no 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado pela organização no último dia 29 sobre a atual situação da educação no mundo.

Segundo a UNESCO, as escolas devem estar aptas a transferir valores e ensinamentos que colaborem com a formação cidadãos responsáveis. Essa educação é tão prioritária quanto a tradicional, já que os estudantes de hoje serão os responsáveis pelas decisões de amanhã. A seguir, reunimos as propostas da UNESCO para formar melhores cidadãos. Confira:

Ensinar noções do ecossistema

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para formar cidadãos interessados em ecologia e no respeito ao meio-ambiente é necessário ensiná-los noções do ecossistema. Dessa forma, é possível muni-los de informações e estimulá-los a criar resoluções para os problemas atuais, além de mostrar o peso das atitudes de cada um.

Formar cidadãos pacíficos

A ideia é que as escolas criem programas de convivência e inclusão que formem cidadãos que saibam interagir uns com os outros, de modo a tornar a convivência mais pacífica e harmoniosa. Os programas devem explorar as habilidades de comunicação dos alunos, encorajando-os a darem suas opiniões e respeitarem as dos demais, além de desenvolver as responsabilidades cívicas de cada um. O ensino de leis locais também é uma das metas da UNESCO, porém a longo prazo.

Continua depois da publicidade

Desenvolver habilidades

As habilidades de comunicação, resolução de problemas e conflitos, pensamento crítico, cooperação e liderança são ensinamentos tão importantes quanto os das demais disciplinas e, portanto, não devem ser negligenciados pelas escolas. Desenvolver essas habilidades é algo prioritário caso se queira construir um mundo com pessoas mais conscientes de suas atitudes.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.