Mais de um terço dos gestores brasileiros esperam aumento nas contratações

Entre os setores que mais esperam contratar, o destaque fica com Seguro Imobiliário & Financeiro, revela estudo

SÃO PAULO – Mais de um terço dos gestores brasileiros, 36%, espera aumento nas contratações nos próximos meses, segundo revela a Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower, divulgada nesta terça-feira (12).

De acordo com o estudo, que ouviu 850 gestores no Brasil em mais de 65 mil, considerando os 41 países participantes; por aqui, 58% dos entrevistados não têm previsão, enquanto que 5% esperam diminuição nas contratações no terceiro trimestre de 2012.

Entre os setores que mais esperam contratar, o destaque fica com Seguro Imobiliário & Financeiro (43%), Serviços (42%), Administração e Educação Pública (31%) e Construção (29%).

PUBLICIDADE

Considerando as intenções de contratação entre as regiões brasileiras, o estado do Paraná mostra as mais altas expectativas para os próximos meses, 38%. Já os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais esperam alta de 31%, 30% e 27%, respectivamente.

Mundo
Segundo o levantamento, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com as maiores taxas de expectativas de contratação para o terceiro trimestre, atrás apenas da Índica (53%) e de Taiwan (40%).

Na opinião do CEO do ManpowerGroup, Jeff Joerres, o bom resultado do país reflete “o estado atual da economia mundial, em que países em desenvolvimento têm que contratar”.

No geral, na comparação com o segundo trimestre deste ano, dos 41 países pesquisados, 32 se estabilizaram ou apresentaram mudança positiva nas taxas de contratações. Em relação a 2011, as expectativas de emprego diminuíram em 26 países e melhoraram ou se estabilizaram em 19.