Maioria das mães que trabalha afirma que é capaz de sustentar sozinha a família

Segundo o Ibope Mídia, apesar disso, 68% das mães consideram difícil conciliar trabalho, maternidade e casamento

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com a pesquisa “Mães Contemporâneas”, realizada pelo Ibope Mídia nas oito principais regiões metropolitanas do País, 67% das mães que trabalham acreditam que são capazes de sustentar a família sozinhas. No entanto, 68% delas consideram difícil conciliar trabalho, maternidade e casamento.

Realização pessoal

Segundo o levantamento, 56% das mães brasileiras dedicam-se a atividades profissionais, sendo que 43% destas são chefes de família. E, entre as mães trabalhadoras, 34% estão no setor informal, 41% são autônomas e 4% conduzem seus próprios negócios.

Para 90% das mães que trabalham, o emprego significa realização pessoal; para 82%, independência; e para 81%, proporciona o contato com pessoas diferentes.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, para estas mulheres, a estabilidade no trabalho é mais importante que o dinheiro que ganham, pois 55% pretendem seguir carreira e valorizam a atuação profissional.

51% das brasileiras são mães

Ainda de acordo com o Ibope Mídia, 51% das mulheres brasileiras são mães. Entre as classes D/E este percentual é de aproximadamente 66% e nas classes A/B, de 46%. No geral, a idade média das mães é de 38 anos.

Em relação às tarefas domésticas, o estudo constatou que as mães que não trabalham as rejeitam menos, apesar de ambas concordarem que cuidar da casa e dos filhos cansa mais do que trabalhar fora (76%).