Grandes executivos ensinam como aproveitar o início do dia de trabalho

Ver e-mail no começo do dia? Marcar reunião no primeiro horário? Veja o que executivos fazem no começo da jornada para serem bem-sucedidos

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Qual é a primeira coisa que um profissional faz quando chega no trabalho? Verifica seus e-mails? Marca reunião no primeiro horário? Pensa sobre as tarefas que terá de realizar ao longo do dia? Se você se familiarizou com alguns desses hábitos, pare imediatamente de cultivá-los. Isso é o que profissionais de sucesso dizem, e que você poderia considerar.

O site australiano, Couriermail.com.au, compilou as fórmulas que grandes executivos utilizam para iniciarem seu dia de trabalho, os tornando mais produtivos, organizados e eficientes. Confira as dicas:

Não perca seu tempo verificando e-mails ou ter reuniões
O fundador do Tumblr, David Karp (foto), se esforça ao máximo em esperar cerca de duas horas para verificar seu e-mail. “Se algo precisa urgentemente de minha atenção, alguém vai chamar ou me ligar”, disse Karp.

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Já a fundadora da Keepcup, Abigail Forsyth, não marca reuniões antes das 10h e até esse horário, gasta o tempo dando uma volta no escritório cumprimentando todos da empresa. “Isso é muito importante e é como eu gostaria que minha equipe interagisse uns com os outros – ter conversas informais sobre seu trabalho dá grandes efeitos para a produtividade da empresa”.

Faça primeiro o pior
O livro de gestão “Eat That Frog” (Engula esse Sapo, em português), de Mark Twain, sugere que você já faça tudo que você considera pior antes de qualquer outra atividade “mais prazerosa”. Se você escolher a tarefa que está enrolando ou temendo e tirá-la do caminho mais cedo, você poderá se concentrar (aliviado) em outras coisas mais agradáveis para o resto do dia.

Reserve um momento para escolher o que é importante
Quando começar a jornada de trabalho, que geralmente tem uma série de tarefas pendentes do dia anterior, pense antes realizar todas elas. Isso pode ser uma boa alternativa para priorizar o que é e o que não é mais importante.

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O autor do livro “Why People Fail” (Por que as Pessoas Falham), Siimon Reynolds, faz uma lista de afazeres e destaca com um marca-texto as tarefas mais importantes. E o empresário e fundador da Kogan.com, Ruslan Kogan, diz que todos os dias tem que tomar mais de mil decisões e tem centenas de tarefas pendentes.

“Não poderei fazer tudo isso em um dia de trabalho, então eu preciso ser tão organizado quanto possível, e garantir que eu priorize adequadamente cada atividade”, disse Kogan.

Pense naqueles que te cercam
É fácil deixar inúmeras tarefas pendentes quando se trabalha individualmente. Mas é importante pensar também sobre como seu trabalho afeta outros da equipe. 

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Forsyth aproveita cada manhã para conversar com seus colaboradores quais atividades ela pode priorizar e quais irão atrapalhar a produção de outros profissionais. “Eu estou sempre priorizando os afazeres que afetam os outros para garantir que nao vou atrapalhar o fluxo de ninguém”, afirmou.

Lembre-se de seus principais objetivos
Reynolds ressalta que é importante ler as metas para o ano todas as manhãs. “Se não fizer isso a cada dia, as pessoas podem se tornar escravas das tarefas urgentes e cotidianas. Estudos de psicologia comprovam que nos comportamos de acordo com nossos sonhos e perspectivas”.

Tire proveito de seu caminho para o trabalho
Se você está sentado no ônibus, trem ou metrô por meia hora ou mais, use esse tempo para organizar o seu dia, assim, você já chegará no trabalho com uma etapa a menos para seguir.