15 hábitos de milionários que a maioria das pessoas não possui

Economizar mais, investir em imóveis e ser resistente: as coisas que quem tem dinheiro faz e você não

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – Entrar no clube dos milionários não é uma tarefa fácil, mas há alguns comportamentos que podem indicar o caminho.

O Business Insider reuniu uma série de entrevistas e pesquisas que revelam um pouco sobre a conduta das pessoas mais ricas do mundo e como elas organizam seu tempo, seus investimentos e suas prioridades. Confira:

1 – Gastar menos

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

De acordo com Sarah Stanley Fallaw, diretora de pesquisa do Affluent Market Institute, economizar é um dos fatores que ajudam os milionários a construir riqueza.

Stanley Fallaw entrevistou mais de 600 milionários estadunidenses para escrever o livro “The Next Millionaire Next Door” (O próximo milionário na porta ao lado, tradução livre) e, segundo ela, muitos enfatizaram que preferem gastar abaixo do que podem.

2 – Manter os custos de moradia baixos

Continua depois da publicidade

Apesar de terem muito dinheiro, grande parte dos milionários prefere viver em uma casa ou vizinhança que podem pagar facilmente, conta a pesquisadora. Em média, a maioria das pessoas que ela entrevistou nunca comprou uma casa que custasse mais que o triplo de sua renda anual, por exemplo.

3 – Economizar grande parte da renda

Para os milionários, é preciso guardar uma parte relevante da renda mensal. O blog de finanças pessoais ESI Money entrevistou cerca de 100 milionários nos últimos anos e, segundo a publicação, a maioria poupa 64% do que ganha.

4 – Não fazer orçamento

Os milionários se preocupam com suas economias, mas não costumam fazer orçamento de seus gastos.

Em entrevista ao Business Insider, John, fundador do blog, comenta que “um orçamento é ótimo para as fases iniciais de um plano financeiro, mas os milionários ganham uma tonelada de dinheiro e gastam apenas uma parte, então o orçamento não é vital”.

5 – Investir em imóveis

Após construírem riqueza, muitos milionários investem seu dinheiro em imóveis, ainda de acordo com John. Isso acontece devido às vantagens que este investimento traz, tais como fluxo de caixa positivo, valorização da habitação e vantagens fiscais. “Investir em imóveis parece ser um caminho natural para milionários.” Mas atenção: ao invés de comprar imóveis do jeito tradicional (o que dá bastante trabalho), a maioria está investindo em fundos imobiliários

6 – Investir em fundos de índice de baixo custo

Na hora de escolher um investimento, os milionários também preferem fundos de índice (ETFs) com taxas baixas. “Os altos retornos e os baixos custos dos fundos de índice de ações são a base sobre a qual a riqueza de muitos milionários é construída”, comenta John.

Para o escritor, estes tipos de fundos são mais vantajosos por serem amplamente diversificados, eliminando o risco de escolher ações individuais, e, justamente, por custarem menos.

7 – Passar mais tempo estudando e planejando investimentos

De acordo com a diretora de pesquisa Stanley Fallaw, investidores milionários gastam em média 10 horas mensais apenas planejando seus investimentos. Esse comportamento significa que eles costumam ser mais tolerantes na hora de assumir um risco e possuem mais segurança sobre suas ações.

8 – Gastar energia com atividades de crescimento pessoal

Ao mesmo tempo, os milionários também destinam uma parte de seu tempo para trabalhar o crescimento pessoal. Stanley Fallaw comenta que cerca de 5 horas e meia por semana são utilizadas lendo por prazer, enquanto seis horas semanais são gastas com exercícios físicos.

9 – Dormir menos e trabalhar mais

Para conseguir aproveitar ao máximo o tempo, os milionários costumam dormir quase oito horas a menos por semana e trabalhar seis horas a mais do que o americano médio, segundo Stanley Fallaw.

Thomas Corley, autor do livro “Mude seus Hábitos, Mude sua Vida”, completa: “Levantar-se às cinco da manhã para enfrentar as três principais coisas que você deseja realizar no seu dia permite que você recupere o controle de sua vida, lhe dá uma sensação de confiança.”

10 – Refletir mais

Os milionários também costumam ser pensadores e passar pelo menos 15 minutos todas as manhãs em isolamento. “Todos os dias, eles passam tempo se fazendo perguntas como ‘O que posso fazer para ganhar mais dinheiro?’, ‘O meu trabalho me faz feliz?’ e ‘Estou me exercitando o suficiente?’”, comenta Corley.

11 – Não seguir a multidão

Outro hábito comum entre os milionários, de acordo com o Corley, é não “seguir a multidão”. “A maioria das pessoas nunca alcança o sucesso porque não se separa do rebanho e faz quase tudo para se adaptar à sociedade”, escreveu. 

12 – Pedir feedback

“O medo da crítica é a razão pela qual não buscamos feedback dos outros”, comenta Corley. Segundo ele, milionários buscam feedback o tempo todo, isso os ajuda a melhorar a si mesmos e a saber quando devem experimentar uma nova carreira ou novo negócio.

13 – Ser resistente

Stanley Fallaw comenta que os milionários tendem a ser resistentes e perseverantes na hora de construir suas riquezas. No geral, eles não têm medo de ignorar a mídia e os vizinhos, costumam seguir a própria intuição e continuam perseguindo seus objetivos.

14 – Priorizar quatro tipos de relacionamentos

Chris Hogan, autor do livro “Everyday Millionaires”, estudou cerca de 10.000 milionários americanos por sete meses e descobriu que eles costumam possuir quatro relacionamentos principais: um treinador, um mentor, um ‘líder de torcida’ (quem sempre apoia suas decisões) e um amigo. Com estes relacionamentos, é mais fácil construir riqueza.

15 – Praticar consistência

De acordo com Hogan, os milionários são orientados a assumirem responsabilidade, seguirem objetivos e trabalharem duro. No entanto, enquanto essas qualidades podem existir em qualquer pessoa, o que difere nos milionários é que eles reconhecem que para que as características trabalhem juntas é preciso ter consistência.

“Você pode assumir a responsabilidade, definir metas e trabalhar duro, mas se não fizer essas coisas repetidamente – ano após ano, década após década -, nunca obterá os resultados desejados”, comenta o escritor.

Quer aumentar seu patrimônio? Invista! Abra uma conta gratuita na XP.