Bill Gates recomenda 5 livros “curtos” e que todo mundo deveria ler

Lista inclui três romances, uma biografia e um livro de memórias

Mariana Zonta d'Ávila

BILL GATES: uma das sugestões de leitura do fundador da Microsoft para o período de quarentena traz os ensinamentos do CEO da Walt Disney

Bill Gates é um leitor ávido, e todos os anos elabora uma lista de obras que leu e recomenda como leitura para as férias de verão no hemisfério norte.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Neste ano, o bilionário recomendou três romances, uma biografia e um livro de memórias. “Apesar de terem conteúdo complexo, os livros são divertidos e a maioria deles é bem curta. Até mesmo o maior deles (Leonardo) tem uma leitura rápida e dinâmica”, escreve o bilionário em seu blog, Gates Notes.

Confira, abaixo, as cinco indicações de Bill Gates e os motivos que os levaram à recomendação:

“Leonardo da Vinci”, de Walter Isaacson

“Eu acho que Leonardo foi uma das pessoas mais fascinantes do mundo. Apesar de hoje ele ser mais conhecido como pintor, Leonardo tinha uma ampla variedade de interesses, de anatomia humana ao teatro. Isaacson fez o melhor trabalho que já vi fazendo a curadoria de diversos aspectos da vida de Leonardo, explicando o que fez dele alguém tão excepcional. Outras biografias escritas por Isaacson que recomendo são Albert Einstein e Steve Jobs”.

“Tudo Acontece por Um Motivo” (em tradução livre), de Kate Bowler

“Quando Bowler, professora na Duke Divinity School é diagnosticada com câncer colorretal no estágio IV, ela quer entender o motivo do porquê isso aconteceu. Isso é um teste de seu caráter? O resultado é de cortar o coração; um relato sobre fé e de como enfrentar a própria mortalidade”.

“Lincoln no Bardo”, de George Saunders

“Eu achei que sabia tudo o que precisava sobre Abraham Lincoln, mas esse romance me fez repensar partes de sua vida. Ele mistura fatos históricos da Guerra Civil com elementos fantasiosos – é basicamente uma conversa entre 166 fantasmas, incluindo o filho falecido de Lincoln. Eu tive uma nova visão de como Lincoln deve ter sido pressionado pelo peso de luto e responsabilidade. Esse é um daqueles livros fascinantes e ambíguos, que você vai querer conversar sobre com um amigo quando terminar”.

“História Original: Uma Grande História de Tudo” (em tradução livre), de David Christian

“David criou o meu curso favorito de todos os tempos, “Big History”. Ele conta a história do universo desde o big bang até as complexas sociedades de hoje, trazendo ideias e evidências de diversas disciplinas em uma única narrativa. Se você ainda não fez o “Big History”, “História Original” é uma ótima introdução. Se já fez, é bom para relembrar. De qualquer forma o livro vai fazer você apreciar o lugar da humanidade no universo”.

“Factfulness”, de Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling RonnLund

“Eu tenho recomendado esse livro desde o dia que ele foi lançado. Hans, o brilhante palestrante de saúde global, que faleceu no ano passado, mostra uma forma de entender as verdades básicas do mundo de tirar o fôlego – como a vida está ficando melhor e onde o mundo precisa melhorar, enquanto compartilha anedotas inesquecíveis de sua vida. São as últimas palavras de um homem brilhante, e um dos melhores livros que já li”.

Invista para aproveitar melhor a vida: abra uma conta gratuita na XP!