5 sinais de que você tem mais sucesso do que imagina

Nem sempre temos a percepção correta do nosso nível de sucesso

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – “A grama do vizinho sempre é mais verde”, diz o ditado popular. Nem sempre conseguimos enxergar o verdadeiro grau de sucesso que atingimos – principalmente porque os fatores que definem isto diferem entre indivíduos distintos. 

Ser bem-sucedido é questão de perspectiva. Para uns, trata-se de uma conta bancária gorda; para outros, de livros escritos ou jogos ganhos. Normalmente, é mais difícil reconhecer as próprias vitórias graças à comparação com as conquistas dos outros. 

O site Inc se baseou nos exemplos de grandes nomes de diversas áreas do conhecimento para produzir 5 sinais que podem sugerir a proximidade do sucesso – mesmo que o detentor não saiba. Confira: 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

  1. 1. Estar cercado de pessoas bem-sucedidas
  2. Observar pessoas extremamente bem-sucedidas pode ser um baque para quem acredita estar longe do sucesso, mas provavelmente significa que você está no mesmo patamar – ou perto. Uma frase célebre de Warren Buffet diz que estar próximo de pessoas “melhores que você” é uma das chaves para o sucesso. 
  3. 2. Ajudar outras pessoas a alcançarem o sucesso
  4. A melhor forma de alcançar o sucesso é ajudar outras pessoas a chegarem lá, diz Adam Grant, professor da Wharton Business School. Grandes líderes pensam além de si mesmos e afetam outras pessoas. “Aqueles que eu mais admiro são os doadores, não os tomadores”, diz. 
  5. 3. Saber se comunicar bem
  6. Sem eficiência na comunicação, é difícil alcançar o sucesso. Esse fator passa por alguns pontos: evitar conflitos; negociar até chegar em cenários positivos para os dois lados; influenciar pessoas; aumentar a colaboração em alto nível.
  7. 4. Amar o que faz
  8. O sucesso está diretamente relacionado à satisfação pessoal. Todas as pessoas de sucesso possuem um propósito pelo qual estão dispostos a trabalhar. Aquilo que lhe faz bem – e que você sabe fazer bem – provavelmente será o motor do seu sucesso pessoal. “Faça o que você ama e coloque todo o seu coração nisto, depois só se divirta”, disse o CEO da Apple Tim Cook. 
  9. 5. Perceber que a vida é jornada, não destino
  10. Desistência não faz parte do vocabulário de ícones do sucesso pessoal. Experiências negativas são tidas como oportunidades para experimentar, aprender e crescer. Visualizar a jornada ajuda no balanceamento e na aceitação do próximo desafio – essenciais para uma mentalidade bem-sucedida. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney