EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em carreira / gestao-e-lideranca

Bilionário compartilha seu melhor conselho de carreira para jovens de 20 anos

Meritocracia é o caminho  

Ray Dalio
(Reprodução )

SÃO PAULO - Para os jovens profissionais que atravessam a década dos vinte e poucos anos, o início da carreira costuma ser um verdadeiro desafio e que pode determinar muitas coisas no futuro. No entanto, o bilionário Ray Dalio, fundador da empresa de investimentos Bridgewater Associates, tem um conselho bastante direto para quem está começando agora:  "Esteja em uma empresa que trabalha com a ideia de meritocracia". 

 Ou seja, um lugar onde você sempre pode fazer perguntas, pode desafiar as ideias e ser visto como um parceiro do seu chefe, não como um concorrente. Uma empresa onde você possa aprender, crescer e construir opiniões", afirmou Dalio no CNBC no fórum Econômico de Davos, na Suíça.

Neste tipo de cultura, as boas ideias podem vir de qualquer lugar - não apenas do chefe - e são debatidas por completo para que os mais fortes ganhem. Os melhores funcionários são reconhecidos pelo seu talento, sempre com base no próprio mérito. “Isso é muito importante para o seu próprio desenvolvimento pessoal e auto-realização", diz Dalio. "Caso contrário, você vai aprender a seguir e não pensar por si mesmo".

Este tipo de ambiente é bom para você e para o negócio, diz ele. "Quando as melhores ideias ganham, isso é melhor para a empresa".

O investidor conta que na Bridgewater, ele queria construir uma ideia de meritocracia onde as pessoas eram "radicalmente verdadeiras umas com as outras e transparentes". Ele acredita que a meritocracia é o “caminho do futuro". "Esteja em um desses ambientes na sua vida profissional", aconselha o empresário.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato