Consultor financeiro compartilha seu melhor conselho para ter sucesso em qualquer idade   

O especialista acredita que confiar em si mesmo pode fazer você chegar em patamares muito maiores 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Não importa se você é um estudante que está buscando uma vaga no mercado de trabalho ou um profissional bem estabelecido, há um conselho universal para todas as idades que pode ajudá-lo a ser bem-sucedido: “confie em si mesmo e nas suas habilidades”. A dica é de John D. Spooner, consultor financeiro e autor do livro “No One Ever Told Us That: Money And Life Lessons For Young Adults” (“Ninguem nunca nos contou isso: lições de vida e sobre finanças para jovens adultos”, em tradução livre).

Spooner foi nomeado um dos 100 melhores assessores financeiros dos Estados Unidos pelo site de investimentos financeiros Barron’s. Ao CNBC, especialista contou que acredita que confiar em si mesmo pode fazer você chegar em patamares muito maiores. Além disso, alguns líderes muito bem-sucedidos também atribuem seu sucesso em grande parte à sua autoconfiança.

Entre os exemplos, o empresário bilionário Bill Gates afirma que acreditar em si mesmo e nas próprias habilidades lhe deu coragem para seguir sua paixão por computadores. Gary Vaynerchuk, milionário fundador da empresa de marketing digital VaynerMedia, também credita à autoconfiança o seu sucesso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Se você quiser desenvolver seu senso de autoconfiança, aprimore ainda mais suas habilidades e se esforce para melhorar”, segundo o consultor. Quanto mais você sabe de um assunto, e for melhor com uma certa habilidade, automaticamente você fica mais confiante, porque tem a consciência que sabe executar a tarefa.

Além de praticar, existem algumas coisas que você pode fazer para demonstrar confiança, por exemplo, se você estiver em reunião ou entrevista. A especialista em linguagem corporal e escritora Patti Wood sugere que você deve conversar com as mãos. “O poder é comunicado por gestos”, diz.

E, de acordo com a consultora de carreira Becky Berry, outra coisa que pode exibir essa confiança é fazer contato visual com a pessoa com quem conversa, mantendo uma boa postura. “Quando você segura ou move seu corpo do jeito que você está se sentindo, a postura realmente envia uma mensagem ao seu cérebro: ‘me sinto ótimo e confiante’”.

Continua depois da publicidade

Ter confiança em si mesmo e em suas habilidades é “um conceito que você deve levar com você para tudo que fizer”, afirma Spooner. “Se você acredita que é bom no que você faz, consegue equilibrar suas responsabilidades e alcançar o sucesso”.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.