Os 3 passos que fizeram Elon Musk alcançar o sucesso

Além da determinação, de ser visionário e muito trabalho, qual o segredo de sucesso do fundador da Tesla Motors?

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Administrando um império de bilhões de dólares aos 46 anos, Elon Musk é CEO da Space X e Tesla Motors, co-fundador do PayPal e Presidente do Conselho da Solar City.  

O empresário começou sua fortuna com a venda do Paypal para o eBay. Depois abriu a SpaceX – uma empresa privada que agitou a indústria espacial – em 2002 e a Tesla Motors um ano depois. Embora Musk seja um empreendedor muito bem-sucedido, qualquer pessoa pode aprender algumas de suas habilidades. Hoje ele tem uma fortuna de cerca de US$ 16.4 bilhões, segundo a Forbes. 

É o que o consultor de carreira Michael Simmons acredita, de acordo com o Business Insider. Segundo o profissional, há três passos principais que Musk seguiu com excelência e que podem levar qualquer empreendedor ao sucesso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira:

Concentre-se em mais de uma área de negócio

Enquanto muitas pessoas dizem que, não dá para ser muito bom em mais de uma área de negócio, e que devemos nos concentrar apenas uma, Simmons insiste que nós, como Musk, devemos contrariar esse mito. 

Continua depois da publicidade

Assim como a experiência de Musk, que varia de foguetes e engenharia para inteligência artificial e física, se você aprender vários campos, é mais provável que você tenha uma vantagem de informação sobre todos os outros.

Simmons explica que ser um “especialista-generalista” – alguém que estuda amplamente várias áreas – é uma vantagem porque entende princípios diferentes e os aplica de acordo com cada especialidade de negócio com que trabalha.

Aprenda a transferir seu conhecimento

Quando adolescente, Musk chegou a ler dois livros por dia, de diferentes temas, incluindo ficção científica, filosofia, religião e programação. E, era essa sede de conhecimento que permitia que ele se tornasse exposto a uma variedade de assuntos.

Parte do sucesso de Musk, se deve ao fato de ter conseguido adquirir conhecimento em mais de uma área e transferi-lo e aplicá-lo para outro campo de estudo ou trabalho.  Juntar diferentes áreas de conhecimentos a fim de desenvolver um outro campo é crucial para fazer a diferença. Musk faz isso muito bem, e você também pode.

Explore e reconstrua

Para conseguir desenvolver e aplicar essa “transferência de aprendizagem” entre áreas de estudo, Simmons afirma que é preciso explorar e reconstruir.

O consultor afirma que, para se tornar bem-sucedido, é preciso “explorar muitas abordagens diferentes, desconstruir cada uma, e depois compará-las”.

Segundo Simmons, a segunda etapa do processo que Musk desenvolve muito bem, envolve a reconstrução de princípios que ele já havia aprendido em campos separados. Por exemplo, adaptar o conhecimento aeroespacial para criar SpaceX, o automotivo para criar Tesla e o de tecnologia para ajudar a construir o Paypal.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.