Quer mudar de carreira? Especialista lista principais passos para se recolocar no mercado

Tarsia Gonzalez conta o que é preciso para ter uma transição de carreiras de sucesso

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Mudar de carreira é um grande passo na vida pessoal e profissional, uma vez que interfere diretamente no lado psicológico e no bolso dos profissionais. Seja por insatisfação ou pela busca de melhores condições de vida, mudar o caminho profissional é um grande desafio. Tarsia Gonzalez, consultora e palestrante, especialista em gestão de pessoas e carreiras, explica os cinco passos fundamentais para quem quer mudar os rumos da própria carreira. Confira:

1- Invista em autoconhecimento

Entender o que se quer é a primeira grande etapa da mudança, e requer uma busca constante pelas aspirações da vida e pelos propósitos para os caminhos pessoal e profissional. “Autoconhecimento é algo que não tem fórmula e é um caminho sem fim. Somos seres mutáveis, em constante transformação e, por isso, precisamos ouvir sempre nossa voz interior”, afirma Tarsia.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2- Obtenha informação do mercado

É fácil escolher um novo caminho, mas é preciso entender como os seus talentos serão recebidos e poderão ser utilizados pelo mercado. “Para buscar a melhor vaga ou até mesmo empreender, é preciso entender o que está acontecendo no mundo do trabalho, quais os setores mais prósperos e, mesmo naqueles que ainda estão se reerguendo, quais as funções mais necessárias e de que forma posso contribuir”, enfatiza Tarsia. Segundo ela, conhecer o mercado é fundamental para gerar oportunidades.

3- Busque as ferramentas

Continua depois da publicidade

Depois de decidir seus objetivos e entender de que forma o mercado poderá receber sua força de trabalho, é importante buscar conhecimento, como cursos e consultorias, que vão ajudar no processo de recolocação. “São essas as ferramentas que vão ajudar a construir o planejamento pessoal”, reflete a especialista. “Sem um plano de vôo, avião nenhum é autorizado a sair do chão. Da mesma forma, não dá para querer atingir um objetivo sem um planejamento de onde se quer chegar”, completa.

4- Trace suas metas

Com o planejamento traçado, o próximo passo é determinar as metas de curto, médio e longo prazos: “Construir metas reais dá mais força, ânimo e permite galgar os primeiros degraus, gerando coragem e autonomia para ir, aos poucos, aumentando os objetivos a atingir”, explica Tarsia. Ela explica que não adianta estabelecer metas grandes que podem fazer você desistir na primeira dificuldade, mas metas reais que possam ser aumentadas após cada vitória.

5- Monte um planejamento anual

A especialista explica que um planejamento, por melhor que seja, precisa ser revisado ao longo do tempo, uma vez que além do mercado estar em constante mudança, nós também estamos, e nossos objetivos, conquistas e desejos vão se transformando. Desta forma, uma revisão de tempos em tempos do planejamento é fundamental para readequar o caminho profissional.