Os hábitos de Mark Zuckerberg, Bill Gates e Elon Musk para manter a produtividade

Alguns desses líderes trabalham cerca de 70 horas por semana e, para manter a produtividade a todo o tempo, eles adotam algumas práticas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Os maiores líderes do mundo sempre procuram o que fazer com seu tempo e, na maioria das vezes, acabam apenas dedicando-o ao trabalho.

Alguns deles, como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Elon Musk, estão entre os mais ricos do mundo, mas, para isso, trabalham cerca de 70 horas por semana, incluindo aos finais de semana.

Para garantir que essas 70 horas não sejam desperdiçadas e que seus negócios milionários façam verdadeiro sentido, cada um deles possui técnicas de produtividade próprias, que fazem com que eles sempre se mantenham focados. O Entrepreneur separou quais são elas:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mark Zuckerberg mantém a simplicidade
Uma das características de Mark Zuckerberg é o fato de o CEO sempre vestir as mesmas camisetas cinza e moletons ao longo da semana, mesmo durante o trabalho. Isso é o que, segundo ele, o ajuda a manter-se focado e gastar pouca energia ao tentar decidir o que vestir no dia-a-dia.

Essa simplicidade também se estende para outros aspectos da vida de Zuckerberg, desde o carro que dirige até a casa em que mora. Em entrevista, ele chegou a dizer que “não sente que está fazendo seu trabalho se gasta energia em coisas que são fúteis”.

Bill Gates e sua caixa de entrada
Em uma postagem feita em seu blog em 2006, Bill Gates contou que, para manter sua caixa de entrada do e-mail organizada, ele utilizava um monitor de três telas – mas, na época, recebia apenas cerca de 100 e-mails por dia.

Continua depois da publicidade

Agora, que também comanda a fundação Bill & Melinda Gates e assumiu outras posições, o número de e-mails que recebe é muito maior – e ele ainda continua utilizando essa técnica: dos três monitores, em um deixa aberta a sua caixa de entrada, no outro o e-mail que ele está lendo ou escrevendo e o último mostra a tela do desktop.

Elon Musk é multitarefa
CEO da Tesla, SpaceX, diretor da SolarCity e pai de cinco crianças, Elon Musk já contou em entrevistas que dorme cerca de seis horas e meia por noite. Para conseguir lidar com todas as tarefas do dia-a-dia, ele aprendeu a realizar todas as tarefas ao mesmo tempo: responde e-mails enquanto realiza reuniões e, através do celular, cuida dos negócios.

Tudo isso para seguir uma de suas regras, que estabelece para si mesmo que não deve passar mais de 15 horas dentro do escritório.