9 coisas que pessoas bem-sucedidas fazem na hora do almoço

É possível aproveitar cada segundo do seu dia de uma forma mais produtiva

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Se você normalmente passa o horário do almoço comendo algo que não é saudável na mesa de trabalho ou então almoça o mais rápido possível para continuar com os olhos grudados no seu smartphone, você não está aproveitando este momento do dia da forma ideal. Especialistas afirmam que ter um bom almoço é crucial para manter a sua energia e o seu nível de produtividade lá em cima durante todo o dia.

“A hora do almoço é a sua chance de recuperar o foco, a sua energia e se recuperar física e mentalmente para o resto do dia”, afirma o palestrante de negócios internacionais Michael Kerr ao Business Insider. “Pessoas bem-sucedidas usam esse tempo como uma oportunidade para reagrupar, descansar e planejar como será o restante do dia, completa.

Dale Kurow, coach executiva, partilha das opiniões de Kerr, e afirma que a maior parte das pessoas bem sucedidas que conhece, passa mais tempo conhecendo novas pessoas, se exercitando ou lendo, do que atadas à mesa de trabalho. “Ficar preso à mesa só aumenta ainda mais o seu tempo perdido e raramente ajuda você a adiantar aquela pilha de trabalho acumulado”, diz.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Confira nove coisas que pessoas bem-sucedidas fazem na hora de almoço:

1- Eles planejam o dia com o horário do almoço em mente

Segundo Michael, pessoas bem-sucedidas valorizam a hora do almoço e evitam ao máximo agendar reuniões importantes ou conference calls nesse horário. Além disso, reservam pelo menos dez minutos após o tempo estipulado para reaverem os objetivos e organizarem as prioridades do dia.

Continua depois da publicidade

2- Eles não ficam na mesa de trabalho

Mesmo quando você sentir que precisa ficar trabalhando durante o almoço, levante e vá para algum lugar diferente, pelo menos por alguns minutos. “No pior das hipóteses, se você realmente precisar trabalhar na hora do almoço, vá para outro lugar, pois pelo menos assim você terá uma mudança de cenário e perspectiva”, diz Michael.

3- Eles sabem da importância de fazer network

Tente almoçar com uma pessoa diferente do seu escritório pelo menos uma vez por semana, seja para você se apresentar ou para colocar os assuntos em dia. “Você vai acabar conhecendo algo novo sobre a sua companhia e é capaz que você faça novos conselheiros e amigos no caminho”, conta Ryan Kahn, coach de carreira e fundador da empresa The Hired Group.

4- Eles se organizam 

“Aproveite esse tempo para fazer uma listinha de afazeres para a sua vida pessoal, ou até mesmo, para riscar alguns itens dessa lista”, diz Kahn. “Sentir que as coisas estão sob controle e organizadas na sua vida fora do trabalho, deixará você mais tranquilo e ajudará a reduzir níveis de stress, permitindo que você tenha uma melhor performance profissional”.

5- Eles não pulam refeições 

Muitas pessoas pulam o almoço porque estão ocupadas ou sem fome, mas ao fazerem isso, esquecem que se alimentar é fundamental, nem que seja uma pequena porção. “Fazer uma refeição no meio do dia, algumas horas após o café da manhã, dá a energia necessária para que você recarregue o seu organismo e aumente os níveis de açúcar no sangue, quando o foco e a concentração já estão enfraquecidos”, explica a escritora de nutrição Carly Schuna. Segundo ela, se você está com preguiça e comer um pouco, suas energias serão renovadas e você pode se sentir mais preparado para as horas restantes do expediente.

6- Eles dão preferência às comidas saudáveis

Pessoas bem-sucedidas se alimentam de comidas saudáveis e mais, fazem isso de maneira consciente. “Nutricionistas falam sobre a importância das pessoas terem consciência ao ingerirem alimentos, ou seja, mastigar devagar, apreciar a comida e prestar atenção enquanto o faz”. Não pensar na alimentação, por outro lado, leva a dietas fracas e hábitos não saudáveis, como comer muito rápido ou ingerir fast-food, o que além de afetar a sua saúde ao longo do tempo, intensifica os níveis de stress e a dificuldade de focar no período da tarde.

7- Eles leem 

Pessoas bem-sucedidas não passam a hora do almoço lendo e-mails ou relatórios, elas aproveitam esse tempo para ler jornais, blogs e livros. Segundo Michael, ler ajuda a focar, confere tranquilidade e oferece um descanso mental do trabalho.

8- Eles fazem um brainstorm

Uma atitude muito comum entre os bem-sucedidos é utilizar o almoço para pensar sobre novos conceitos, ideias e soluções que podem ser aplicadas nas suas vidas profissionais e pessoais.

9- Eles planejam o período da tarde

Por mais que você deva aproveitar o horário do almoço para não pensar no trabalho, é inteligente utilizar pelo menos alguns minutinhos finais para pensar na melhor forma de abordar suas responsabilidades no período da tarde. Desse modo, você voltará para a sua mesa mais motivado e preparado para voltar ao trabalho.