Que tipo de líder você é? Teste ajuda a descobrir

Uma pessoa com habilidades de motivar e gerir uma equipe, com articulação para incentivar e apoiar as pessoas é necessária em toda empresa

Giovanna Sutto

Ilustração

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pessoa com habilidades de motivar e gerir uma equipe, com articulação para incentivar e apoiar as pessoas, além de iniciativa para tomada de decisões é necessária em toda empresa. Essas características em alguém fazem com que melhores resultados sejam alcançados e tanto a corporação quanto os funcionários se sentirão satisfeitos e felizes.

O líder, dentro do mundo corporativo, é o responsável por administrar seus companheiros, garantindo que os processos de trabalho estejam sendo feitos de maneira assertiva e dentro dos prazos estabelecidos.

Ser líder é um mistério para algumas pessoas, porém, um terreno claro e fácil de caminhar para outras. “O fato é que uns se desenvolvem com essa característica latente, enquanto outros crescem sendo reprimidos para esse tipo de personalidade” afirma Marcus Marques, Diretor Executivo do IBC e Master Coach. “Entre todas as constatações, a mais contundente é que existem vários tipos de liderança e que você pode desenvolver aquela que está mais alinhada com suas características pessoais”, completa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dessa maneira, Marques, através da ferramenta DISC – que se refere a quatro fatores: dominância, influência, estabilidade e cautela -, ajuda diversas empresas a encontrarem o perfil certo de liderança e empreendedor.

“No mundo corporativo, a importância da avaliação comportamental DISC é evidente e muito utilizada para mapear comportamentos e emoções dos funcionários”, explica Marques.

Para entender melhor esses quatro perfis de líder, é possível fazer o teste e descobrir qual é o seu perfil. Cada resultado determina, em tese, como é seu comportamento como um líder.

Continua depois da publicidade

Faça o teste para saber que tipo de líder você é

Dominância: Está relacionada ao modo como cada pessoa lida com as dificuldades e os desafios. Profissionais com este perfil são mais competitivos, objetivos e orientados para os resultados.

Influência: Diz respeito à capacidade de se relacionar e influenciar os outros. Pessoas com este perfil são mais comunicativas, otimistas, populares e tem mais facilidade para trabalhar em grupo.

Estabilidade: Refere-se a como cada pessoa lida com mudanças. Entre as qualidades comportamentais deste perfil destacamos: constância, paciência e capacidade nata para ouvir e ser amistoso.

Cautela: Esta característica define como cada pessoa lida com as regras estabelecidas, e as respeita. Entre os comportamentos que melhor definem profissionais deste perfil, destacamos como: perfeccionistas, analíticas e detalhistas. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.