Como as pessoas bem-sucedidas se mantêm calmas

90% das pessoas de sucesso são hábeis em gerenciar suas emoções em momentos de estresse, mostra pesquisa

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A capacidade de gerenciar suas emoções e manter a calma em momentos de pressão tem uma ligação direta com o seu desempenho. Um levantamento realizado pela TalentSmart revelou que 90% das pessoas de sucesso são hábeis em gerenciar suas emoções em momentos de estresse, a fim de se manterem calmos e sob controle.

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Yale descobriu que estresse pode causar estragos tanto na saúde física, quanto mental. Constatou-se que o estresse prolongado causa degeneração na área do cérebro responsável pelo autocontrole.

Apesar do lado negativo, pequenos níveis de ansiedade podem ser favoráveis para tomar algumas atitudes. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia também mostra que o estresse estimula o crescimento de novas células responsáveis pela melhora da memória. Porém, este efeito só é visto quando o estresse é intermitente; ou seja, se a tensão se mantém por um período prolongado, a capacidade do cérebro para desenvolver novas células é suprimida.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Além de aumentar o seu risco de doença cardíaca, depressão e obesidade, o estresse diminui o seu desempenho cognitivo. Felizmente, a menos que um leão está perseguindo você, a maior parte do seu stress está sob o seu controle.

Veja o que pessoas bem-sucedidas fazem para se acalmar:

1- Gratidão

Tire um tempo para contemplar o que você tem e não apenas ver as coisas que devem ser feitas. Um Estudo da Universidade da Califórnia revelou que as pessoas que trabalham diariamente para cultivar uma atitude de gratidão tiveram uma melhora no humor, energia e bem-estar físico.

Continua depois da publicidade

2- Evite perguntar “e se…?”

A clássica pergunta “E se…?” só coloca mais lenha na fogueira das preocupações. As coisas podem ir para um milhão de direções diferentes, e quanto mais tempo você gasta se preocupando com as possibilidades, menos tempo você vai gastar focando na tomada de medidas que irão acalmá-lo e manter o estresse sob controle.

3- Seja positivo

Pensamentos positivos ajudam a reduzir o estresse. Você precisa dar ao seu cérebro um pouco de ajuda para selecionar algo positivo em que pensar. Qualquer pensamento positivo vai ajudar a reorientar a sua atenção.
Além disso, quando as coisas estão indo bem, e seu humor é bom, tudo fica relativamente mais fácil. Agora, quando as coisas vão mal e sua mente está inundada com pensamentos negativos, isso pode ser um desafio.

4- Desconecte-se

Quando você fica disponível 24 horas para o seu trabalho, você acaba se expondo para momentos de estresse o dia todo. Obrigue-se a tirar uma folga, desligar o celular e deixar de acompanhar os e-mails por algumas horas para diminuir os níveis de estresse.

5- Sem cafezinho

Beber cafeína provoca a liberação de adrenalina, uma substância importante no mecanismo de sobrevivência, já que nos deixa mais acelerado. O mecanismo de luta ou fuga evita o pensamento racional em favor de uma resposta mais rápida; isso é ótimo quando um urso está te perseguindo, mas não tão importante quando você está respondendo a um e-mail curto.

6- Durma

Um boa noite de sono é importante para recarregar as energias. Enquanto você descansa, o seu cérebro aproveita para repassar o dia e ajudar na memória. Porém, privação de sono aumenta os níveis de hormônio do estresse por conta própria, mesmo sem um estressor presente, o que interfere na sua atenção e autocontrole.

7- Perspectiva

Estresse e preocupação, geralmente, são alimentados por nossa própria percepção distorcida dos acontecimentos. Você não pode controlar as circunstâncias, mas pode controlar como você reage a elas. Portanto, pare um minuto para colocar a situação em perspectiva antes de tentar resolvê-la ou dizer que não vai dar certo.

8- Respira e solta

Quando você estiver estressado, procure prestar atenção na sua respiração; isso ajuda o seu cérebro para se concentrar em uma única tarefa e reduzir o estresse. O objetivo é passar o tempo todo focado apenas na sua respiração, que vai impedir que sua mente pense em outras coisas.
Apesar de parecer algo simples de fazer, é, na verdade, bem difícil se manter concentrado por mais de um ou dois minutos. Mas isso vai te ajudar a se acalmar.

9- Apoio

É tentador, mas totalmente ineficaz, para tentar resolver tudo sozinho. Para ser calmo e produtivo você precisa reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda quando necessário. Na maioria das vezes, outras pessoas podem ver uma solução que você não pode, porque eles não estão emocionalmente envolvidos na situação.