9 conselhos valiosos de Warren Buffett para sua carreira

Em entrevista ao Levo Leagues, o megainvestidor compartilhou algumas dicas para jovens profissionais

Luiza Belloni Veronesi

Warren Buffett

Publicidade

SÃO PAULO – Além de investimentos, o megainvestidor Warren Buffett também tem muito a ensinar sobre carreira. Em entrevista à Levo Leagues, comunidade de carreira para as mulheres da Geração Y, o CEO da Berkshire Hathaway compartilhou algumas histórias pessoais e destacou algumas lições de carreiras.

O site Business Insider publicou os 9 principais tópicos da entrevista, confira:

1. Encontre sua paixão
“Nunca desista de procurar o emprego dos seus sonhos”, afirmou Buffett. Segundo o investidor, o profissional deve tentar encontrar um trabalho que ele faria mesmo se fosse rico (e que não precisasse trabalhar). “Esqueça o salário. Quando você está fazendo o que ama, com pessoas legais, não existe nada melhor no mundo”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Seja cuidadoso quando for se espelhar em alguém
“Se você me disser quem você admira, vou lhe dizer quem você será. É realmente importante ter seus heróis. Eu mesmo tive uma dúzia deles, mas eles nunca me decepcionaram”, diz Buffett.

Uma vez que você quer conviver com pessoas que são melhores que você, é preciso tomar cuidado com a escolha, pois você sempre se movimentará na direção da multidão que se juntar.

3. Invista na comunicação
Na entrevista, Buffett admitiu já ter problemas em falar em público. Depois de se formar, ele entendeu que não conseguiria seguir em frente sem enfrentar esse problema e se matriculou em um curso que o ajudou a superá-lo. “Isso ajudou minha vida”.

Continua depois da publicidade

4. Desenvolva hábitos saudáveis estudando outras pessoas
“Escolha uma pessoa que tenha os hábitos corretos, que é alegre, generosa e que acredita em outras pessoas e no que elas fazem. Olhe para todas as qualidades que você admira e desenvolva-as para si mesmo”. Para Buffett, quem define as próprias qualidades é você. “A verdade é que você pode ter todas elas”.

5. Aprenda a dizer “não”
Buffett diz que você nunca vai controlar totalmente seu tempo se não souber dizer “não”. “Você não pode deixar que outras pessoas definem sua agenda”.

6. Não trabalhe para alguém que não lhe paga de forma justa
“Eu negocio muito pouco com as pessoas. Se eu fosse uma mulher, eu pensaria duas vezes antes de aceitar um salário menor que um homem em um mesmo cargo”. Para Buffett, se alguém for injusto com você (em termos salariais) ele está provavelmente sendo injusto em diversas outras maneiras.

7. Trabalhe em empresas em crescimento
Para o investidor, uma empresa que ainda está em fase de expansão tem muito mais a ensinar ao profissional que a empresa desenvolvida.

8. Saiba tudo o que puder sobre sua área
Buffett diz que lê seis horas todos os dias porque acredita que seu potencial intelectual também o ajudará a resolver criticamente futuros problemas que possam surgir. “Eu sabia muito sobre o que eu fazia aos 20 anos. Eu lia muito e aspirava a aprender tudo o que podia sobre o assunto”.

9. Mulheres jovens também devem se espelhar em líderes homens
Buffett diz que é importante que as mulheres tenham também mentores masculinos, porque a maioria dos líderes de hoje no mercado de trabalho ainda é do sexo masculino.