Férias é tempo de lazer e entretenimento, mas também de emprego temporário!

Pesquisa mostra que, no segmento de lazer, estão os maiores índices de efetivação, em torno de 35% a 40%

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Férias é época de turismo, lazer, diversão…mas também de trabalho. Com o recesso nas escolas e nas universidades do País, muitos jovens aproveitam julho para ocupar uma vaga no mercado de trabalho e ganhar um dinheiro extra.

Por serem atividades bastante buscadas pela população nesta época do ano, entretenimento e lazer acabam proporcionando um grande número de vagas. Estes setores se destacam também em efetivação. De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), a contratação de temporários crescerá 11% em julho, frente a igual mês do ano passado, num total de 20 mil em todo o País.

Os casos de efetivação em lazer e entretenimento atingem a marca de 35% a 40% dos contratados. Na indústria e no comércio, por sua vez, gira em torno de 20%.

Continua depois da publicidade

Vagas e salários

De acordo com o diretor de comunicação da Asserttem, Vander Morales, não são apenas jovens ligados ao setor de turismo e gastronomia os mais requisitados. Motoristas, seguranças, repositores, estoquistas e auxiliares também são procurados nas vagas de emprego temporário de julho.

Sobre o salário, Morales disse ser uma média de R$ 800. “Levando-se em conta essa média, e os novos postos a serem criados em julho, o período cria uma massa salarial de R$ 1,6 milhão. Estamos na fase propícia ao trabalho temporário, porque os empresários estão se conscientizando da necessidade de formalizar a contratação”, disse o diretor ao Diário do Comércio.

Direitos!

Antes de assumir a vagam, o profissional deve celebrar contrato. Mesmo assim, algumas empresas cometem abusos em relação a esse empregado. De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste, o mais comum é a empresa renovar mais de uma vez o contrato, o que é proibido, ou então manter o empregado por tempo superior ao permitido na legislação.

Continua depois da publicidade

Para que você não seja alvo de nenhum tipo de abuso, veja, abaixo, quais são os direitos que os trabalhadores temporários possuem: