Falta de tempo impede aperfeiçoamento profissional pela internet

Questão financeira está na sequência: 18% disseram que o empecilho para aprimoramento foi o custo do curso

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A falta de tempo é o principal motivo apontado pelos internautas para não aprimorar suas habilidades profissionais por meio do computador. O fator foi apontado por 34% dos entrevistados em pesquisa do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

Questão financeira está na sequência, já que 18% disseram que o empecilho foi o custo do curso e 13%, a falta de oportunidade. O estudo foi realizado em 17 mil domicílios da zona urbana brasileira, com pessoas acima de 10 anos de idade, entre os meses de setembro e novembro do ano passado.

Outros motivos

Na tabela abaixo é possível identificar o motivo pelo qual as pessoas não aprimoram as habilidades profissionais pelo computador:

FatorRespostas
Falta de tempo34%
Custo do curso18%
Falta de oportunidade13%
Desconhecimento de como fazê-lo2%
Os cursos são muito difíceis2%
Nenhuma oferta adequada2%
Outros16%
Não respondeu13%

Aprenda a investir na bolsa

Fonte: NIC.br

Percepção

Os dados mostraram, ainda, que somente um terço da população acredita que as habilidades que possuem com o computador é suficiente para atuar no mercado de trabalho. A proporção sobe para aquelas com poder aquisitivo maior (62%) e cai dentre aquelas das classes sociais mais baixas (17%).

O estudo conclui que três fatores influenciam no nível de habilidade do profissional com o computador. O primeiro deles é o acesso à máquina e, neste caso, quanto maior a renda familiar, maior o contato. Ainda pode ser apontada a pressão do mercado de trabalho, cujo efeito é mais notável sobre a faixa etária de 16 a 24 anos e sobre níveis de escolaridade mais altos (médio e superior).

O terceiro, e último, motivo é a presença da conexão rápida de internet em casa, já que atividades na web têm alta penetração nas camadas mais ricas da população.