Falta de reconhecimento e salário são os principais motivos da alta rotatividade

Rotatividade é considerada alta quando a equipe se renova a cada cinco anos, ou seja, perde 20% dos funcionários anualmente

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SÃO PAULO – Salários em desacordo com o praticado no mercado, falta de reconhecimento, desmotivação e a falta de identificação com os valores da empresa estão entre os principais motivos da alta rotatividade em uma empresa ou em uma equipe.

Segundo a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Gisele Andriotti, a rotatividade é considerada alta quando a equipe tem uma média de renovação de cinco anos, ou seja, anualmente, cerca de 20% dos profissionais pedem desligamento.

A situação, de acordo com ela, é estressante tanto para o líder como para o restante da equipe, que, na maior parte das vezes, fica sobrecarregada por conta da constante saída de colegas.

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Como lidar?
Apesar do momento difícil, explica Gisele, os profissionais devem tentar lidar com a situação com bom humor, evitando, sobretudo, descontar nos novos colegas o descontentamento causado pela rotatividade.

“O fato de estarem sobrecarregados pode fazer com que as pessoas recebam mal os futuros colegas que venham substituir o profissional que saiu, prevendo que será difícil explicar as atribuições e ainda fazerem tarefas que não eram suas durante o período de adaptação do colega… Entretanto, as pessoas devem ter mente aberta e encarar este novo profissional como alguém que irá somar”, diz a consultora.

Líder
Já o líder, diz ela, deve prestar muita atenção na alta rotatividade da equipe, visto que ela indica problemas e impacta a produtividade.

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Dessa forma, quando a rotatividade é alta, sugere, o líder deve tentar entender quais são os motivos que levam tantos funcionários a saírem, sendo que uma forma de fazer isto é entrevistando o funcionário que pediu desligamento e por meio de uma pesquisa de clima.

A pesquisa de clima, explica Gisele, tem como objetivo identificar como a equipe enxerga a empresa e o clima organizacional. Geralmente, ela procura identificar quais são as expectativas dos funcionários e os pontos positivos e negativos percebidos pelos profissionais quanto à equipe e à empresa de forma geral.