Caiu na rede

Facebook com chefe e mãe preocupa usuário, diz estudo

Com a chegada do chefe e da mãe na rede, usuários estão ansiosos com as consequências das informações publicadas

SÃO PAULO – Fotos em festas com copo de cerveja na mão ou jogando conversa fora com seus amigos no Facebook podem causar muitos problemas quando seu chefe ou sua mãe tem acesso a essas postagens.

Uma pesquisa da Edinburgh Business School, publicada na Reuters, revela que os usuários da maior rede social estão preocupados com a possibilidade de serem prejudicados com seus próprios pecados publicados, uma vez que cerca de metade dos gestores afirmar usar o Facebook como uma das ferramentas do processo de seleção de seus funcionários.

Para o autor da pesquisa e colaborador de marketing da Business School, Ben Marder, o Facebook costumava funcionar como uma grande festa para todos os amigos, em que seria permitido postar fotos e comentários sobre bebidas, dança e paquera. “Mas agora, com sua mãe, pai e chefe lá, a festa se tornou um evento repleto de preocupação e de desastres sociais”, diz Marder.

PUBLICIDADE

Círculos sociais na rede
Em média, os usuários do Facebook têm sete diferentes círculos sociais em seu perfil. Segundo a pesquisa, o mais comum desses círculos é formado por amigos reais (fora da rede). Ainda, quatro entre cinco usuários adicionam seus famíliares e, um número semelhante, adiciona seus irmãos. Menos de 70% adicionam amigos dos amigos, enquanto mais de 60% têm colegas de trabalho na rede, apesar da ansiedade e mal estar que esse ato possa causar.

O Facebook tem configurações para controlar as informações visualizadas por diferentes grupos de amigos, mas apenas um terço dos entrevistados alegaram usar esse recurso.