Executivos apontam novas funções para profissional de RH

Segundo pesquisa, muito mais do que um centro de custos, área deverá se tornar mais estratégica e geradora de valores

SÃO PAULO – Segundo pesquisa realizada pela consultoria Delloite, 88% dos entrevistados afirmaram que assuntos relacionados a pessoas se tornarão mais importantes dentro das empresas no futuro. Com isso, o profissional de Recursos Humanos terá um novo papel.

O estudo ouviu 531 executivos e 95% esperam que, diante desta nova realidade, o profissional de RH se torne mais estratégico e gerador de valor, não apenas um centro de custos.

Hoje, 60% dos executivos entrevistados já consideram assuntos relacionados às pessoas de extrema importância, número que sobe para 90% na análise dos próximos três a cinco anos.

Comunicação

Outro dado interessante apontado pelo estudo diz que é necessário uma melhoria na comunicação ente líderes de RH e os da corporação.

Para se ter uma noção, 60% dos executivos de alta administração afirmam nunca consultar a área para tomada de decisões nas operações de fusões ou aquisições, o que mostra uma lacuna de troca de informações. Outros 40% não consultam o RH, quando o assunto é outsourcing.

Mesmo sem consultar a área, na opinião dos executivos, ela é vital para determinar desempenho, aumentar competitividade, desenvolver novos produtos e serviços e capitalizar sobre avanços tecnológicos, o que tem grande impacto no crescimento, competitividade e lucratividade da empresa.

Recursos Humanos

A principal finalidade da área de RH é servir como elo e fonte de equilíbrio entre trabalhadores e direção. Porém, isto em nenhum momento significa proteger um dos lados, mas, sim, conciliar interesses, direitos e obrigações.

É preciso ter consciência de que a primeira medida deste profissional, ao chegar na empresa, será diagnosticá-la por completo. Para isso, ouvirá muito, tanto os funcionários quanto a direção. Horas de reunião serão dedicadas à composição de uma política.

Antes da elaboração de qualquer proposta, serão apontados os pontos fracos da empresa. A partir daí, serão discutidos os próximos passos.

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