Em carreira / estagio

Saiba a importância de conhecer bem a empresa onde você fará seu estágio

Cada empresa tem os seus próprios valores, regras e especificações que devem ser seguidos por todos os funcionários

SÃO PAULO - Eis que depois de alguns meses de busca você encontrou o estágio que sempre quis. Parabéns! Agora você iniciará uma nova etapa na sua vida profissional. Mas, como em toda mudança, você precisará se adaptar, e não há forma melhor de conseguir isso do que conhecendo bem a empresa onde você fará o seu estágio.

Cada empresa tem os seus próprios valores, regras e especificações que devem ser seguidos por todos os funcionários. Você como estagiário faz parte desse grupo e, portanto, deve estar ciente de quais são elas a fim de mostrar que se interessa pelas atividades da instituição.

Perceba, por exemplo, qual é o modo de se vestir das pessoas. Usar roupas casuais em ambientes formais é um erro que pode comprometer a sua imagem por demonstrar que você está alheio ao local de trabalho.

Descobrir os níveis hierárquicos também é crucial. Suponha que você tenha que pedir para mudar de horário de trabalho. À quem você se reportaria? Falar diretamente com um diretor quando você tem um gerente, por exemplo, pode ser visto como um desrespeito à ordem hierárquica e, portanto, ao trabalho do seu chefe.

Além desses, veja outros fatores que você deve conhecer na empresa na qual trabalhará:

1 – Descubra quanto tempo você terá para fazer o seu intervalo de descanso;

2 – Pergunte se existe tolerância para atrasos e como funciona a compensação de horários (e se ela existe);

3 – Alinhe as suas expectativas de trabalho às do seu chefe perguntando o que ele espera de você e quais são as suas atividades prioritárias.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

 

Contato