Quer uma oportunidade de estágio? Procure os ex-alunos

Independentemente do motivo, se você busca por um estágio na sua área, procure pelos ex-alunos da instituição em que estuda

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dependendo da sua área, nem sempre é fácil encontrar um estágio. Algumas profissões precisam de alunos já quase formados para trabalharem em empresas, ou realmente existem poucas oportunidades. Independentemente do motivo, se você busca por um estágio na sua área, procure pelos ex-alunos da instituição em que estuda.

Profissionais formados na sua universidade, além de terem passado pela mesma experiência que a sua, podem conhecer vagas e oportunidades na área. Por isso, é interessante buscar por esses ex-alunos e descobrir como eles podem ajudar.

Primeiro, peça por conselhos. Eles entendem a situação em que você está e podem oferecer dicas realmente valiosas. Depois, pergunte se eles não possuem contatos para que você possa criar o seu próprio network.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Depois que você se sentir mais confortável, pergunte diretamente se eles não conhecem nenhuma empresa que esteja buscando por estagiários. Muitas vezes eles podem conhecer essas oportunidades, mas, por não terem contatos com universitários, não sabem quem indicar. Esse tipo de situação pode ser a sua grande chance de entrar no mercado de trabalho.

Acima de tudo, nunca se esqueça de ser educado e agradecer pela ajuda. Independentemente de obter bons resultados ou não, a pessoa fez a sua parte e tentou ajudá-lo. Além disso, esse tipo de contato pode ser um bom momento para fazer networking.

Procurando os antigos alunos e sabendo abordá-los da maneira correta, as chances de conseguir uma boa oportunidade de estágio aumentam. 

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreira no Universia.