Seja um profissional sem deixar de ser um estudante

O primeiro passo é explorar a central de estágios da sua universidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se você está na universidade, provavelmente já sabe o que significa ser um estudante: tarefas de casa, seminários, trabalhos de campo. Contudo, nesse período da vida é necessário inserir outro aspecto na sua rotina: o trabalho. Essa transição costuma preocupar muitos jovens, mas felizmente certas práticas podem facilitar o processo. O segredo é utilizar seu tempo de maneira inteligente.

O primeiro passo é explorar a central de estágios da sua universidade. Dedicar seu tempo a uma busca desorientada pode atrapalhar seus estudos e até mesmo deixá-lo frustrado, ao passo que a central de estágios vai dar a você o caminho das pedras. Inscreva-se para receber oportunidades de vagas dentro e fora do campus. Depois de conhecer um pouco o mercado você pode partir para sua própria busca.

Além disso, uma boa opção é participar das feiras promovidas pela faculdade. Em geral os palestrantes e empresários que frequentam esse tipo de evento possuem contato estreito com a universidade e sempre buscam seus alunos para ocupar cargos de estágio. Isso facilitará sua vida, uma vez que seu empregador sabe que você um estudante e que só pode usar o período livre para exercer suas funções.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Frequentar workshops também vai ajudar. Esse tipo de curso rápido vai ensiná-lo sobre comportamentos práticos a serem aplicados na rotina de trabalho. Você pode aprender, por exemplo, quais são os códigos de vestimenta adequados à sua profissão, como lidar com os clientes e superiores, etc. Buscar esses eventos ajuda você a se familiarizar com o ambiente corporativo.

Algumas universidades também contam com programas de mentoria, nos quais você é posto em contato com um profissional da área em que pretende atuar para que ele guie seus passos durante a carreira acadêmica. Outras universidades utilizam recém-formados para compartilharem suas experiências recentes no mercado de trabalho. Esses programas são muito úteis, pois colocam você em contato com o “mundo real” desde muito cedo.

Para desenvolver seu profissionalismo sem deixar de ser um estudante, basta que você procure as práticas mais adequadas ao seu estilo de vida. Dessa maneira você ganha vantagem quando for competir a uma vaga de emprego, pois já conhece o padrão de funcionamento do mercado de trabalho.

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.