5 atitudes que ajudam você a aprender melhor

Veja cinco dicas que vão ajudar e evidenciar para você como certas atitudes podem fazer diferença - positiva ou negativa - em seu aprendizado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria das pessoas não costuma pensar em como aprendem, pois assumem que é uma tarefa natural, como se ocorresse por osmose. Mas a realidade é que, para aprender, é necessário esforço. Como o desejo e a necessidade por isso jamais terminam, é bom sempre procurar por novas maneiras de atender esse anseio.

Separamos cinco dicas que vão ajudar e evidenciar para você como certas atitudes podem fazer diferença – positiva ou negativa – em seu aprendizado:

1. Silencie sua voz interior: é muito mais fácil prestar atenção em seus próprios pensamentos do que naquilo que você está tentando aprender. E, infelizmente, na maioria das vezes essa “voz interior” não tem absolutamente nada a ver com o que é estudado. Além disso, também pode acontecer de você sempre ter alguma objeção, preconceito ou opinião formatada sobre o que é apresentado. Isso é o que se costuma chamar de “mente fechada”. Foque-se menos naquilo que seu cérebro tem a dizer e mais naquilo que o professor ou livro dizem. Você pode se surpreender com o que escutará.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Discuta consigo mesmo: se você não conseguir silenciar sua voz interior (aquela que contesta tudo o que ouve), pelo menos a use em sua vantagem. Todas as vezes que se ouvir contradizer o que o palestrante ou professor diz, pare e tente enxergar outros pontos de vista, de maneira abrangente. Fazer isso irá refinar suas opiniões, já que você estará se colocando à prova voluntariamente. O que virá em seguida – o choque entre as duas perspectivas – resultará em uma opinião mais sólida e coerente.

3. Seja curioso: algumas pessoas são naturalmente curiosas, outras nem tanto. Seja qual for a categoria em que você se encaixa, a curiosidade deve ser utilizada em seu benefício durante o processo de aprendizagem. Todas as vezes que entrar em contato com informações importantes, procure identificar possíveis questionamentos e dúvidas. Essas questões irão levá-lo a ainda mais conhecimento e aprofundamento do assunto tratado.

4. Identifique a essência: mesmo as maiores besteiras, mitos e fábulas se baseiam em algum tipo de verdade para serem desenvolvidas. Procurar por essas evidências, especialmente quando você se depara com algum tipo de teoria absurda ou pouco crível, não deixará que você seja enganado, além de exercitar suas habilidades de pensamento crítico e investigação.

Continua depois da publicidade

5. Foque-se na mensagem, não no mensageiro: muitas pessoas bloqueiam o aprendizado porque não se dão bem com o indivíduo que está transmitindo o conhecimento. Pode ser uma aula monótona, alguém que fala de maneira irritante ou uma pessoa que tem opiniões (políticas, principalmente) completamente contrárias às suas. É necessário manter o foco no conteúdo e não na pessoa que o fornece.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.