Entrevista de emprego é o temor de 37% dos estagiários, revela pesquisa

Segundo levantamento do Ciee o momento de ser avaliado pessoalmente assusta os jovens

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – A entrevista pessoal é a etapa do processo seletivo de estágio que mais aterroriza os jovens. Levantamento realizado no site do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) mostra que 37% dos candidatos a uma vaga temem a entrevista.

Na enquete, as dinâmicas de grupo vêm logo em seguida, com 22% de indicação. As etapas de elaboração de currículo (20%) e testes de conhecimento (12%) também amedrontam os estudantes. Os testes psicológicos assustam 9% dos jovens em processos seletivos para vagas de estágio.

Como se preparar
O medo é um grande obstáculo em uma entrevista de emprego. Esse medo é o de ser avaliado e também de não atender às expectativas do recrutador, por isso é preciso estar preparado para encarar esse processo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o Ciee, o jovem pode procurar cursos da entidade que podem ajudá-los a encarar uma entrevista, com treinamento que aborda as diferentes modalidades de entrevistas utilizadas pela a área de seleção da empresa e como o participante deve se comportar, durante de depois desse processo.

Nos cursos e treinamentos do Ciee, também é possível conhecer as melhores atitudes, comportamentos e trabalho em equipe para se dar bem nas dinâmicas de grupo. Além de dicas para elaboração de currículo e capacitação em conhecimento específico de diversas carreiras, como redação, matemática, matemática financeira, informática, entre outros.