Em carreira / estagio

Como se dar bem no início do estágio

Aplicar os conceitos teóricos vistos em aula no seu emprego é uma grande oportunidade de aprofundar seu aprendizado e desenvolvimento

jovem emprego trabalho
(Getty Images)

SÃO PAULO - Com o início da temporada de recrutamento das grandes empresas é importante que você esteja preparado para ser bem-sucedido tanto na garantia da vaga, como no início do estágio. Aplicar os conceitos teóricos vistos em aula no seu emprego é uma grande oportunidade de aprofundar seu aprendizado e desenvolvimento.

Confira a seguir os sete dicas para ser bem-sucedido no início do estágio:

1. Conheça as políticas da empresa e suas principais figuras
É importante que você tenha conhecimentos básicos da empresa e seus principais cargos no momento da entrevista, caso o recrutador pergunte. Se conseguir a vaga, deve aprofundar ainda mais essas informações. Procure entender a estrutura da empresa, expectativas em relação ao seu trabalho, prazos de entrega de metas, o tipo de roupa que os funcionários costumam usar e os principais profissionais.

2. Se organize
Depois de entender a cultura e conhecer os profissionais, comece a organizar sua agenda com datas de reuniões, prazos finais, metas e folgas. Com isso você terá um controle maior dos projetos e daquilo que você precisa fazer para cumprir suas obrigações com a melhor qualidade e pontualidade possível.

3. Documentos
Grande parte dos estágios estabelece contratos entre a universidade e a empresa, o que exige o preenchimento e assinatura de uma série de documentos. Garanta que todos esses papeis estejam em ordem antes de iniciar seu estágio para evitar quaisquer imprevistos.

4. Pergunte muito
Ninguém espera que você saiba todas as coisas nas primeiras semanas. O propósito de seu estágio é exatamente esse: o de aprender! Por conta disso, pergunte muito, tire todas as suas dúvidas e corra atrás. Não deixe que a timidez seja um obstáculo para seu desenvolvimento ou que a insegurança o impeça de aprender.

5. Sempre faça anotações
Seguindo o mesmo raciocínio da dica anterior, você sempre deve fazer anotações, mesmo que elas parecem insignificantes. Lembrar-se do que alguém falou ou das instruções é essencial para que você realmente aprenda e coloque em prática aquilo que é esperado de seus trabalhos.

6. Trabalhe em equipe
Observe e compartilhe seus pensamentos com seus colegas de trabalho prestando atenção nas coisas que fala antes de expressá-las. O trabalho em equipe permite que você aprenda com todos e compartilhe ideias de maneira produtiva.

7. Não se estresse
As dicas sugeridas acima são importantes, mas isso não significa que você não pode agir de maneira diferente. Errar faz parte do aprendizado e você perceberá que essa é uma das melhores maneiras de se aprimorar. Não se estresse ou permita que a ansiedade tome controle de suas ações e reações.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

 

Contato