Em carreira / estagio

Os piores erros que você não pode cometer no estágio

No início da carreira você tem mais abertura para errar, mas é importante saber o limite de suas falhas para que não comprometer essa chance

jovem emprego trabalho
(Getty Images)

SÃO PAULO - O estágio é o lugar perfeito para aprender e amadurecer na área em que escolheu seguir. Da mesma forma, os erros cometidos também podem afundar uma grande oportunidade no início da carreira. Felizmente, no estágio você tem mais abertura para errar, já que está na universidade e em desenvolvimento constante. Entretanto, é importante saber o limite de suas falhas para que não comprometa a estabilidade da vaga.

Confira a seguir os 10 erros que você não pode cometer no estágio:

1. Vestir-se de forma inapropriada
Se você acha que o emprego permite se vestir de qualquer jeito, está muito enganado. A maneira como você se apresenta para as pessoas influencia diretamente na forma como encaram seu trabalho e competência. Se vista para aquilo que você deseja se tornar um dia e não para o que pensa sobre si mesmo agora.

2. Ignorar a cultura do escritório
Cada ambiente de trabalho possui uma cultura própria. Isso pode ser identificado na maneira como as pessoas se relacionam, em como os problemas são tratados e resolvidos, etc. Ignorar esses fatores é o mesmo que ignorar o trabalho e personalidade dos outros, o que pode prejudicar seu envolvimento com os colegas e possível efetivação na vaga.

3. Contentar-se com tarefas mínimas
Mostrar iniciativa e vontade de se desenvolver é essencial para que os outros vejam potencial em você. Não fique conformado com as tarefas que as pessoas passam para você, pelo contrário, vá atrás de novos desafios e responsabilidades que podem ajudá-lo a crescer tanto como profissional, quanto na empresa.

4. Ser muito casual
Até mesmo os ambientes de trabalho mais informais devem ser encarados a partir da perspectiva profissional. Isso quer dizer que você deve tomar cuidado com comentários, e-mails, linguagem utilizada e organização.

5. Isolar-se dos outros
Pode ser tentador ficar apenas com os colegas de trabalho que você tem maior intimidade, mas é importante se relacionar com todos no escritório, inclusive os mais velhos. Profissionais mais experientes podem dar conselhos de carreira sólidos, ajudá-lo a fazer contatos para outras oportunidades de trabalho e fornecer uma referência forte para seu próprio desenvolvimento profissional.

6. Não pedir avaliação
Se seu chefe não costuma passar muitas avaliações de seu trabalho, é interessante que você peça por isso, pois pode ajudar você a melhorar as tarefas e ser mais eficiente.

7. Não dizer obrigado
Se um colega de trabalho ajuda você em algo, por mínimo que seja, você deve agradecê-lo. Com palavras ou um pequeno cartão, reconhecer o esforço dos outros é essencial.

8. Não prestar atenção
O fato de não estar envolvido em determinado projeto ou serviço não significa que você não deve prestar atenção. Fique atento a suas tarefas, mas também nas coisas que acontecem ao seu redor, pois elas podem definir o futuro de suas atividades.

9. Falar mais que ouvir
Você pode pensar que tem todas as respostas, mas antes disso você deve estar aberto para novas maneiras de pensar e diferentes perspectivas de um mesmo fato. Isso significa que é necessário ouvir mais do que falar.

10. Não manter o contato
Quando seu estágio chega ao fim isso não significa que você deve parar de falar com os antigos colegas. Pelo contrário, eles são, provavelmente, os primeiros contatos de sua lista profissional e devem ser mantidos com cuidado e atenção, pois podem ajudá-lo em próximas oportunidades.

Veja mais matérias de Carreira no Universia

 

Contato