Empregos em companhias de capital fechado aumentam, revela pesquisa

No Brasil, número de empregos em empresas privadas de capital fechado aumentou 8% em 2007 e 9% este ano

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Globalmente, o número de empregos em empresas privadas de capital fechado aumentou 4% em 2008, na comparação com o ano passado. Os dados são do IBR (International Business Report), estudo da Grant Thornton Internacional, representada no Brasil pela Terco Grant Thornton.

No Brasil, a pesquisa mostra que este índice de crescimento passou de 8% em 2007 para 9% este ano, sempre na comparação anual. “Esses dados mostram um movimento importante de crescimento nas atividades das empresas privadas de capital fechado”, explica o sócio da Terco Grant Thornton, responsável pela área tributária, Wanderlei Ferreira.

“Mas, se tivéssemos o devido aprimoramento da legislação trabalhista brasileira, certamente estas estatísticas seriam muito mais favoráveis”, acrescenta o executivo.

Resultados no resto do mundo

Aprenda a investir na bolsa

Na análise por regiões, os melhores resultados foram obtidos pela Ásia (8%) e na América Latina (7%). A União Européia e os países do Nafta, por sua vez, cresceram apenas 2%.

Índice de empregos
País20082007
Vietnã14%não estava na pesquisa
Índia12%11%
China12%9%
Armênia11%13%
Brasil9%8%
Argentina8%7%
Rússia4%5%
Estados Unidos2%3%
França1%1%
Itália0%0%
Tailândia-4%1%

Fonte: International Business Report

Para o líder global da GTI em assuntos sobre empresas privadas de capital fechado, Alex MacBeath, “é bom ver que o emprego aumentou, apesar da crise do crédito e da falta de disponibilidade de mão-de-obra qualificada”.

Segundo ele, “em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas sabem que precisam ter as pessoas certas nos cargos certos, pois só assim elas podem assegurar não apenas seu sucesso, mas também o movimento da economia mundial”.

Amostra

O IBR ouviu 7.800 executivos de 34 países. No Brasil, foram pesquisadas 150 empresas, sendo 100 de São Paulo, 25 do Rio de Janeiro e 25 de Salvador.