Em carreira / emprego

Fortnite, game do momento, pode ser útil para conquistar uma vaga de trainee

Ricardo Haag, diretor da Page Talent, comenta como o jogo pode ser um aliado no processo seletivo de trainee

Fortnite0 jogo
(Reprodução)

SÃO PAULO – A temporada de trainees já começou: Ambev, Santander, Suzano, Citi, Votorantim Cimentos e Itaú são algumas das empresas que já estão com processos seletivos abertos e cujas vagas são disputadas por até 3 mil candidatos. A Ambev, por exemplo, tem um dos programas de trainee mais concorridos do país.

Como já mostramos aqui, de acordo com a consultoria Hays, alguns pontos e características de candidatos fazem com que eles se destaquem entre os demais – entre eles o conhecimento que mostram sobre a empresa e ter um “match” de perfil com a mesma. Você pode conferir todos eles aqui.

Além desses pontos, consultores da PageTalent apontaram que um dos jogos eletrônicos mais populares da atualidade, o Fortnite, também é uma boa ferramenta para os candidatos de trainee se classificarem para as próximas fases.

“Simples: os jovens selecionados pelas empresas para os programas de trainees devem buscar autodesenvolvimento constante, sempre conectados às exigências da companhia. Na jornada virtual do Fortnite a premissa é a mesma”, comentou Ricardo Haag, diretor da recrutadora.

Além do autodesenvolvimento, Ricardo comenta que o jogo também ajuda no desenvolvimento de habilidades como a criatividade, investimento pessoal e adaptação ao inesperado, também valiosas para as companhias e que, se demonstradas no processo seletivo de um trainee, aumentam as chances de conquistar uma vaga.

A seguir, ele explica como usar o jogo ao seu favor para os processos de trainee:

Encarar o autodesenvolvimento como estratégia
Segundo Ricardo, no Fortnite o jogador vence não somente ao conseguir cumprir os desafios com bom desempenho, mas também quando o faz de forma estratégica. “Na vida profissional é possível ser competente e produtivo, sem necessariamente cuidar do autodesenvolvimento. O exemplo do jogo é perfeito: colocando no plano estratégico, o jovem deve viver a experiência do trainee como uma academia para a vida, mesmo que ele não seja integrado ao final do período, quando voltar ao mercado, terá a noção exata do que é necessário para trilhar um caminho rumo às posições de liderança”, explicou o executivo.

Melhorar sua versão atual
Mostrar que está disposto a fazer do programa de trainee uma oportunidade de criar novas habilidades pessoais, se tornar mais maduro, versátil e valioso para a empresa, é essencial para passar para as seguintes fases do processo seletivo.  O mesmo acontece no Fortnite: os jogadores sempre são incentivados a agregar novas habilidades e continuarem melhorando seu desempenho.

“Na vida real isso nem sempre é tão acessível, mas lutar para melhorar nossa versão atual é algo que pode sim se concretizar e exige esforço pessoal, emocional e desejo de crescimento”, disse Ricardo.

Investir em novas habilidades
Adquirir novas habilidades que podem ser uteis em sua vida profissional nunca é suficiente. Portanto, quanto mais o usuário investir em cursos, livros, certificações, maiores são suas chances de conseguir novas oportunidades profissionais em sua carreira.

Não é diferente no Fortnite: a trama exige que os jogadores comprem itens específicos para a melhoria de performance. “Eu acredito que essa analogia seja perfeita para a carreira. Aqui mora um segredo: o jovem que sabe destinar parte dos recursos e da sua energia para investir em conhecimento, certamente chegará mais longe”, comentou Ricardo.

Mapear o ambiente de trabalho de forma leve e agradável
“O Fortnite é um exemplo perfeito de jogo que nos estimula a mapear situações. Os jovens que trouxerem isso para a carreira, indiscutivelmente, vão amadurecer mais rápido", disse Ricardo. "Outro detalhe: essa é uma missão pessoal, o mapa pode ser feito em um caderno, em anotações no celular, não importa, mas é importante consolidar em um ponto de leitura externo à mente", completou.

Identificar em quais setores você desempenha melhor, quais tarefas você leva com mais facilidade e também quais são suas dificuldades é uma boa tática para mapear situações e identificar como você se sairá nelas. Demonstrar ser capaz de fazer isso o torna um bom candidato aos olhos do recrutador.

Demonstrar prazer ao realizar trabalhos bem feitos
“Talvez o aspecto mais interessante do Fortnite é a cultura de celebração do game, os movimentos, danças e trejeitos que os personagens assumem em determinadas cenas, em especial de êxito. Uma das críticas feitas à geração Z é uma suposta apatia diante de resultados bons ou ruins. Inspirados pelo game, os jovens devem sim comemorar os bons resultados, mostrar dentro da empresa alegria, prazer e satisfação diante dos trabalhos bem feitos", disse. Não havendo exageros, a celebração diante da produtividade é uma aliada à construção da reputação. Isso deve começar cedo e a experiência do trainee é uma ótima oportunidade”, finalizou.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra uma conta na XP Investimentos.

 

 

Contato