4 “super habilidades” que você deve desenvolver para as profissões do futuro

O local de trabalho de hoje é diferente do que será no futuro devido ao avanço da tecnologia, economia, meio ambiente e política  

Giovanna Sutto

Humanos têm muitas chances de não ficarem para trás na corrida por um emprego contra robôs, mas é preciso se preparar

Publicidade

SÃO PAULO – As chances da sua função no trabalho mudar nos próximos cinco anos são altas. Ou talvez seu papel nem exista daqui há algum tempo. O local de trabalho de hoje é diferente do que será no futuro devido ao avanço da tecnologia, economia, meio ambiente e política, de acordo com o Institute for the Future (IFTF), uma entidade sem fins lucrativos que ajuda diversas organizações a planejar o futuro. 

A evolução do ambiente trabalho está criando uma divisão de habilidades, diz Adam Miller, CEO da Cornerstone, empresa de software de gerenciamento de talentos e que tem parceria com o IFTF para desenvolver estudos sobre o futuro das habilidades profissionais.

“Temos um grupo muito grande de empregos que exige relativamente poucas habilidades de alto nível, e muitos desses empregos se tornarão obsoletos no futuro, sendo automatizados. Por outro lado, os trabalhos altamente técnicos estão em aberto porque não há pessoas suficientes com habilidades para preenchê-los”, afirma o CEO. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Dado isso, o instituto do futuro selecionou 4 “super habilidades” que você deve desenvolver se quer competir e se manter relevante no mercado. Confira: 

Ter uma marca pessoal

Segundo o instituto, a ideia é “ser lembrado”. Construir uma reputação que remeta a você e sua carreira, isso que significa ter uma marca pessoal. Isso porque, segundo as projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial vai chegar a 8,6 bilhões até 2030, o que representa um aumento de 1 bilhão de pessoas em 13 anos. Ou seja, é preciso ter um diferencial para se destacar em meio a tanta gente. 

Continua depois da publicidade

O estudo diz que o profissional terá que fazer o que faz hoje, mas “em culturas diferentes e em um palco global”. Sua marca pessoal vai definir quem você é e quem você quer se tornar. Além disso, a impressão que você projeta sobre si mesmo é crucial para encontrar a melhor cultura de trabalho e para inspirar confiança em seus colegas de trabalho, clientes e gerentes. 

Desenvolver resiliência 

Na vida pessoal, a resiliência está frequentemente ligada à superação de problemas e obstáculos. Em um ambiente de negócios, no entanto, a resiliência ajuda a transformar obstáculos em soluções e oportunidades. Os funcionários que sabem ser resilientes não têm preço porque aceleram uma cultura de inovação nos negócios no local de trabalho, segundo o IFTF.   

Uma das melhores maneiras de aumentar a resiliência é se concentrar em evitar que coisas negativas tenham um impacto esmagador sobre as possibilidades positivas em qualquer situação. A resiliência é o traço mais importante para qualquer pessoa em qualquer profissão. 

Ter “amizade” e boa convivência com as máquinas 

A transformação digital impacta todos os setores, e ser capaz de fazer amizade com a “máquina” é uma das “super habilidades” mais importantes – e difíceis. O mundo inteiro é tecnológico, e por isso, você precisará saber como reunir equipes de humanos, robôs e bots e fazer com que todos trabalhem juntos, de acordo com o IFTF. A capacidade de adotar tecnologia e lidar com elas é sobre conhecer as ferramentas e saber usá-las em qual situação.  

Desenvolver senso de complexidade

Daqui para frente, você precisará da capacidade de conectar os pontos para criar novos caminhos, de acordo com o IFTF. Ser adaptável ajudará você a acompanhar as mudanças. Você precisa aceitar as novas habilidades que precisa ter, se sentir confortável com a mudança e estar disposto a desenvolver a aprender novas coisas. Para isso, será necessário desenvolver uma flexibilidade para lidar com as diferentes situações. 

Quer investir seu dinheiro para aprimorar sua carreira? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.