Trabalhar apenas pelo dinheiro é permitido em 2 situações, segundo consultora de carreira

Existem momentos específicos em que priorizar um salário alto acima de tudo pode ser bom para sua carreira 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO –  Muitas das pessoas mais bem-sucedidas hoje concordam que é preciso mais do que um trabalho bem remunerado para ser feliz e ter uma carreira de sucesso. De fato, a jornalista e consultora de carreira Suzy Welch, diz que “quase sempre aconselha as pessoas a aceitarem um trabalho que as faça bem, ao invés de um trabalho que pague bem, mas não as deixa feliz”.

No entanto, ela explicou ao CNBC que existem alguns momentos específicos em que priorizar um salário alto acima de tudo pode ser a saída que precisa.

Confira em quais situações ela diz que não há problema em trabalhar apenas pelo dinheiro:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

  1. Você está passando por uma fase financeira muito ruim
    Se você está em uma posição onde você está lutando financeiramente e precisa de mais dinheiro para fazer face às despesas, então Welch diz que trabalhar em um emprego simplesmente pelo salário é compreensível.
  2. Ela se refere ao que muitas pessoas chamam de circunstâncias de “vida ou morte”, como momentos em que você está com dívida grande com uma taxa de juros alta ou precisa pagar contas médicas urgentes. Em casos assim, “você pode priorizar o dinheiro e não há problema em manter o emprego apenas pelo salário”, diz.

Você tem um plano estratégico

Se você está trabalhando para uma meta financeira que exige que você comece a poupar algum dinheiro extra agora, então aceitar uma vaga pelo dinheiro “pode ser uma jogada inteligente”. Segundo ela, se você está economizando para a faculdade ou para começar seu próprio negócio, um emprego que pague mais é bem-vindo. “Nesses tipos de casos, trabalhar por uma salário mais alto é, na verdade, uma forma de investir em sua carreira”, explica. 

Saiba priorizar suas necessidades na hora de aceitar um trabalho, se por um lado não é vergonha escolher pelo emprego que pague mais, por outro, valorizar o bem-estar é muito importante. 

Quer juntar dinheiro para investir na sua carreira? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.