800 milhões de funcionários serão substituídos por robôs até 2030

Número equivale a mais de um quinto da força de trabalho global de hoje

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo podem perder seus empregos para robôs até 2030, de acordo com o relatório da McKinsey & CO, consultoria empresarial. Isso equivale a mais de um quinto da força de trabalho global de hoje.

O estudo abrange 46 países e mais de 800 cargos, e tantos os países desenvolvidos como os emergentes serão impactados. De operadores de máquinas, funcionários de fast-food até funcionários de back-office, muitas funções serão afetadas pela automatização do trabalho.

Mesmo que o aumento de robôs seja gradual, cerca de 400 milhões de trabalhadores em todo o mundo deverão ser substituídos por máquinas dentro de 13 anos, segundo a consultoria.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Embora a notícia seja negativa para muitos profissionais, a pesquisa concluiu que haverá empregos para essa fase de transição. Em muitos casos, porém, será preciso aprender novas habilidades para fazer o trabalho. “Todos nós teremos de aprender a fazer coisas novas ao longo do tempo”, disse Michael Chui, um parceiro da McKinsey & Co., numa entrevista à Bloomberg.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.