Os piores erros que você pode cometer ao procurar um novo emprego

Especialista em outplacement lista as falhas mais cometidas por profissionais após uma demissão

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos maiores desafios após uma demissão é se recolocar no mercado. Seja por ter ficado muito tempo em uma mesma empresa, pelo fator emocional ou pelo fator da idade, procurar um novo emprego requer um equilíbrio emocional e uma preparação prévia. Pensando nisso, o InfoMoney conversou com José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli, empresa especializada no serviço de outplacement, para entender quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando em busca de uma recolocação profissional. Confira:

1- Estrear como candidato a uma nova atividade sem estar preparado

Segundo Minarelli, um dos maiores erros ao procurar um novo emprego é ir para o mercado sem estar totalmente preparado. “Quando somos demitidos, queremos resolver logo o problema do reemprego, então nos expomos ao mercado sem estarmos preparados ou sem estarmos recompostos do susto da demissão”, conta Minarelli

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2- Responder de forma inadequada a essas três perguntas

Responder de forma inadequada a três perguntas pode ser fundamental para a sua recolocação no mercado. São elas: “como você está?”, “o que aconteceu?” e “o que você vai fazer agora?”. 

O executivo explica que as pessoas costumam responder à primeira pergunta contando a história de como está (muito bem, mal, chateado etc), o que não incorreto. “A primeira pergunta é só para começar uma conversa. Quem fez a pergunta não está muito interessado em ouvir toda a história”, diz. 

Continua depois da publicidade

A segunda resposta consiste na maioria das vezes em uma narração da história da empresa, do chefe, “até para racionalizar e dizer que não teve culpa”. Minarelli explica que não adianta perder tempo contando algo que já passou, pois consome tempo para responder à terceira e mais importante pergunta. Esta, segundo ele, só é útil se a pessoa estiver preparada, souber o que precisa, se já assumiu que é um candidato, está vendendo seu peixe e sabe utilizar o seu interlocutor como colaborador da execução de um projeto já elaborado.

“É uma pergunta ótima para quem já se preparou, que fez a lição de casa. A resposta correta é: agora estou trabalhando na busca de um novo emprego de gerente de recursos humanos em empresas industriais, tenho experiência de tantos anos…”, conta.

3- Ficar esperando

Ficar esperando por uma oportunidade, segundo Minarelli, também não é produtivo. “Em uma época como a que vivemos, ficar atrás do computador o dia inteiro esperando que saiam vagas para aplicar é um erro. É preciso usar todos os recursos como redes sociais, bancos de vagas etc, mas equilibrar com o bom e velho encontro de relacionamento é fundamental”, diz.

Tópicos relacionados