Em carreira / emprego

3 perguntas que todo currículo deve responder

Estudo da empresa de recrutamento Jobvite selecionou questões essenciais que o CV de um bom profissional deve responder 

Currículo
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Hoje em dia a competitividade no mercado de trabalho só aumenta. E, por isso, é preciso estar bem preparado para impressionar os recrutadores e conseguir o emprego desejado. O currículo é parte crucial dessa boa primeira impressão que o profissional pode deixar para o entrevistador.

A empresa de software de recrutamento Jobvite desenvolveu um estudo que mostrou que apenas 2% dos candidatos a vagas de emprego são chamados para a entrevista presencial. A partir disso, a empresa selecionou três perguntas que devem estar presentes no currículo para que ele chame a atenção dos empregadores. Confira quais são:

1. Seu currículo mostra o que faz você ser um profissional único?

Segundo o estudo, no geral, os empregadores procuram candidatos que tenham algo único para trazer à empresa. Você foi o primeiro a construir o programa de parceiros da companhia e duplicou a receita? Você trouxe um novo conceito criativo que foi comprado pela liderança? Você foi selecionado pela organização para criar e desenvolver um processo de pesquisa ou um módulo de treinamento inteiro?

Conquistas como essas, você deve colocar no currículo.  As realizações significativas na sua carreira devem estar presentes no CV, para que o empregador veja que você fez diferença por onde passou.  

2. Seu currículo mostra que você incorpora a cultura da organização?

Antes de enviar o seu currículo para a vaga desejada, dê um passo atrás e pergunte-se se ele realça os valores culturais da empresa. Por exemplo, startups ou outras empresas tecnológicas geralmente procuram profissionais que são motivados e pró-ativos.

Quando os fundadores estão realmente tentando impulsionar o crescimento de suas startups, eles não querem ter empregados que apenas esperam que alguém lhes diga o que fazer.

Em seu currículo, destaque como você se esforçou para melhorar a si mesmo e crescer como pessoa. Você já participou e completou programas de aprendizagem e desenvolvimento? Você corre competitivamente ou se oferece voluntariamente fora do trabalho? Essas, por exemplo, podem ser respostas que vão complementar seu currículo.

Existe algum outro exemplo de uma vez que você viu um problema como uma oportunidade e assumiu a responsabilidade para resolvê-lo? Mostrar que você está prosperando no trabalho e fora dele é fundamental. Os recrutadores selecionam candidatos que tenham uma postura que se encaixe com a cultura da empresa.

3. Seu currículo demonstra excelência?

Segundo a empresa de recrutamento, cada novo profissional contratado deve ser melhor que seu antecessor. Por isso, seu currículo deve conter as informações mais importantes e os resultados mais significativos de sua carreira para se destacar mais e mais.

Um currículo de excelência tem elementos como uma sucessão de promoções ou um projeto de sucesso.

Seu futuro empregador quer saber se você quer e está preparado para alcançar novos objetivos e novas metas, incentivado pelo seu próprio entusiasmo ou interesse, sem a a pressão de outras pessoas, como um chefe.

Seu currículo provou ao recrutador que você aplicou táticas criativas para melhorar proativamente a forma como os processos de trabalho funcionaram?  

Ou seja, um currículo de qualidade é a chave de entrada para ter uma chance maior de conseguir uma vaga e ser chamado para a entrevista. Prepare um currículo que reflita a cultura da empresa que deseja entrar, evidencia sua excelência profissional e torna você único.    

Invista na sua carreira: abra uma conta de investimentos na XP - é de graça!

 

Contato