5 truques para parecer uma pessoa mais competente e profissional

Todos eles foram apontados por estudos científicos 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Uma característica importante de se transmitir no trabalho e em entrevistas de emprego é a de competência. Ela faz com que outras pessoas confiem em você para realizar determinadas tarefas, valorizem seu trabalho e também a sua presença em determinados assuntos.

Entretanto, como conta o Business Insider, mesmo sendo competente e produtivo pode ser difícil fazer desta característica algo visível aos outros, algo que eles possam reconhecer em você. E isso, segundo o site, é comum.

Felizmente, existem alguns truques e estratégias que fazem com que você transmita maior confiança, competência e até profissionalismo, todos comprovados pela ciência. Confira a seguir quais são eles:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Fale mais rápido

Um estudo de 1975 que manipulou a voz dos participantes para ficar mais acelerada ou mais devagar convidou 28 universitários da universidade de Brigham para avaliar quais das vozes eles acreditavam ser de pessoas mais competentes.

O resultado foi que as vozes mais rápidas passaram a impressão de ser de pessoas mais competentes, enquanto as vozes mais lentas foram avaliadas como “menos competentes”.

Continua depois da publicidade

Peça conselhos

Contrário do que a maioria acha, um estudo de 2015 de Harvard aponta que pedir conselhos pode fazer com que você pareça mais competente. No experimento, 170 universitários foram colocados para trabalhar em atividades no computador e seriam conectados a parceiros capazes de completar a mesma tarefa.

Ao final das tarefas, os parceiros, que eram somente uma simulação de computador, poderia dizer “Espero que tenha ido bem” ou “Espero que tenha ido bem. Você tem algum conselho?”. Os “parceiros” que usaram a segunda expressão foram considerados mais competentes pelos universitários.

Segundo os especialistas do estudo, ao pedir um conselho você valida a experiência e inteligência da outra pessoa, o que faz com que elas simpatizem com você.

Aja com frieza

A primeira impressão que passamos para as pessoas pode ser de dois tipos diferentes, segundo um estudo conduzido por psicólogos belgas e norte-americanos: cordialidade e competência. A conclusão foi de que não é impossível passar a impressão de cordialidade e competência, mas que, quanto menos cordial for a pessoa, mais competente ela aparenta ser.

Não use emojis em e-mails de trabalho

Uma pesquisa feita com mais de 500 pessoas de 29 países apontou que os funcionários de empresas que usam emojis em e-mails corporativos são percebidas como “menos competentes” do que as que enviam o mesmo e-mail, mas sem o emoji. Isso porque, segundo os pesquisadores, os participantes enxergam os emoticons como algo inapropriado em contextos formais.

Conte piadas, mas tenha certeza de que ela é apropriada

Ao contar uma piada apropriada para o ambiente de trabalho, as chances de você passar a ser visto como alguém competente e confiante aumentam. Entretanto, caso ela seja inapropriada – que trate de temas delicados, por exemplo – pode causa a impressão contrária.

Invista na sua carreira: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!