Em carreira / emprego

Professor de Harvard diz que ao responder estas 2 perguntas você pode alcançar o sucesso

Não existe uma fórmula exata do sucesso, mas é possível direcionar suas habilidades para trazer resultados positivos

Carreira, obstáculos
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Todo mundo tem pontos fortes e pontos fracos e todo profissional pode desenvolve-los durante sua carreira. O autor do livro "Barking Up the Wrong Tree", (Latindo para a árvore errada, em tradução livre), Eric Barker, defende em sua obra que todo profissional tem características que podem trazer resultados positivos, basta saber direcioná-las para a "árvore correta", ou seja, para a oportunidade certa.

Não existe uma fórmula exata do sucesso, mas enquanto escrevia e apurava as informações para seu livro, Barker conversou com o professor de Harvard Gautam Mukunda, especialista em comportamento, que elencou duas perguntas que de acordo com seus estudos podem impulsionar uma carreira para o sucesso.

Você deve perguntar a si mesmo:

1. “Quais são os meus pontos fortes?", faça uma lista de tudo aquilo que você sabe fazer bem.

2. "Que empresas, instituições e organizações valorizam o que eu faço?", você deve buscar um nicho no qual suas habilidades sejam bem aproveitadas.

Essas suas perguntas podem ser respondidas por qualquer profissional de qualquer área, e com qualquer nível de experiência. Saber encaixar seus talentos em nichos profissionais adequados é essencial para evoluir na carreira, e consequentemente alcançar o desejado sucesso.

Barker afirma em seu livro que todo profissional pode chegar onde quiser se direcionar seus talentos, ou seja, unir as duas respostas: saber o que você faz bem e que tipo de ambiente de trabalho que permite que você faça isso.

Para conseguir fazer isso é preciso entender se você é um quebrador de regras ou um seguidor delas, por exemplo, ou se prefere trabalhar em um ambiente competitivo ou em equipe.

Seja honesto consigo mesmo sobre quais ambientes e culturas você se encaixa melhor. Não tem um certo e errado, mas sabendo qual é o seu perfil você pode buscar empregos que têm mais a ver com você e consequentemente seus resultados vão ser melhores. Talvez não seja no mundo corporativo, nem começando sua própria empresa, mas isso não significa que você não pode alcançar o sucesso.

Contato