Em carreira / emprego

10 coisas que você jamais deve falar para seu chefe se quer manter seu emprego

Atitudes muito negativas, por exemplo, não costumam cair muito bem com os chefes

Miranda - Chefe
(Divulgação Facebook)

SÃO PAULO – A honestidade é a melhor política no ambiente de trabalho, mas, como qualquer regra, essa tem algumas exceções. É importante nem sempre agir de maneira que seja muito combativa, ou que desagrade as outras pessoas, em especial com seu chefe. Assim, as colunistas do site Business Insider Jacquelyn Smith e Rachel Gillett listaram várias coisas que você nunca deve dizer para seu chefe. O InfoMoney compilou dez delas na lista a seguir.

1 – “Você está errado”
Abertamente criticar ou apontar um erro de seu chefe é uma maneira garantida de ser excluído de próximos encontros ou ser ignorado na próxima vez que você levantar a mão. Se você acha que seu chefe errou, existem maneiras melhores de explicar isso. Você poderia dizer algo como: “eu posso estar enganado, mas tenho a impressão que...”.

2 – “Eu não consigo”
Uma atitude de fazer as coisas é sempre um ato valorizado. Já um “não consigo” apenas mostra falta de confiança e falta de vontade de tomar chances, e nenhum deles vai agradar seu chefe.

3 – “Isso não é parte do meu cargo”
Nenhuma descrição de emprego é imutável. A flexibilidade é uma característica admirada por muitos chefes, então, se você pode facilitar a vida dele e da empresa, o melhor é colaborar e se mostrar disposto a fazer novos afazeres.

4 – “Não”
Sua cooperação é esperada, e um tom mais polido também. Dizer não ao chefe é um desafio, que em alguns momentos é necessário, mas que pode ser inapropriado se você não pontuar corretamente. Se você quer recusar algum pedido de seu chefe, é melhor explicar a situação a ele.

5 – “Eu não sei”
Claro que você não tem a resposta para todas as coisas do mundo, mas é melhor tentar pensar em alguma coisa, ou prometer pesquisar sobre o assunto, do que apenas balançar os ombros.

6 – “Não recebo o suficiente para isso”
Talvez você só esteja querendo ser engraçado, ou então dar uma dica de que merece um aumento, mas essa frase é altamente inapropriada e não profissional, e isso diz ao seu chefe que você não quer subir mais.

7 – “E o que eu ganho com isso?”
Algumas vezes seu trabalho envolve ajudar os outros e outros departamentos. Chefes têm pouca tolerância com quem não joga em equipe.

8 – “Terminar o relacionamento me deixou mal. Não estou focado hoje”
Todo mundo tem problemas pessoais um dia ou outro, e é exatamente nesses momentos que seu profissionalismo será testado. Ninguém precisa minimizar feridas emocionais, mas qual a relação do seu chefe com isso?

9 – “Bem, eu fiz o meu melhor”
Se você cometeu um erro e esse era o seu melhor, isso não fala muito bem sobre suas habilidades. A melhor resposta é dizer que não se repetirá e fará melhor nas próximas vezes.

10 – “Vou me demitir”
Não fique ameaçando sair da empresa. Não é profissional e você será considerado um risco dentro da companhia. Só use essa frase se você realmente tiver a intenção de sair do seu emprego.

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

 

Contato