As dicas do presidente do JPMorgan para quem quer trabalhar no mercado financeiro

José Berenguer falou sobre sua trajetória, quais as dificuldades do atual mercado e como se sair melhor nele

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – “Independente de tudo, é importante fuçar, correr atrás e procurar saber ao máximo desse mercado”, foi o conselho de José Berenguer, presidente do JPMorgan no Brasil, em palestra realizada na conferência de carreiras Ene nesta segunda-feira (2).

Berenguer contou sobre a trajetória de sua carreira e como conseguiu atingir o sucesso no concorrido mercado financeiro. “Eu entrei na faculdade de Direito porque não sabia o que queria fazer, não tinha uma certeza. Logo depois eu comecei a trabalhar e fui chamado para trabalhar em uma mesa de operações porque falava inglês fluente”, contou. “Desde então, continuei nesse mercado e deixei a carreira jurídica totalmente de lado”.

Para quem, como ele, não possui formação na área, mas deseja atuar no mercado financeiro, o executivo explicou que isso não é o mais importante: “O conceito de só recrutar nas melhores faculdades é ultrapassado. Procurem correr atrás do que desejam, sem se preocupar muito com a faculdade que cursa”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em relação às características que ele procura em candidatos, ele mencionou que é a paixão pela carreira e vontade que o mesmo demonstra que faz a diferença. “Se o objetivo da pessoa é apenas ganhar dinheiro, ela já não serve pra gente. Isso era algo que, no passado, era levado em conta como algo positivo, mas hoje não mais”, contou. “Hoje eu procuro entender o que é que leva eles àquela vaga, à empresa, etc”.

Dificuldades

“O jovem de hoje tem muita pressa quando se trata de sua carreira. Ele estabelece metas que são difíceis de serem alcançadas no prazo estipulado, é muito ansioso e isso incomoda”, explicou. Na opinião de Berenguer, não existe uma preocupação em aprender, que é importantíssima para que a pessoa tenha crescimento em uma empresa do mercado financeiro.

Continua depois da publicidade

Com participação dos principais nomes do mercado, como a XP Investimentos, Itaú BBA, Bradesco, BTG Pactual, JP Morgan, entre outros, o evento trouxe palestras e painéis com profissionais de cada empresa, além de permitir que os jovens conversassem com as que têm maior interesse em ingressar.