5 hábitos comuns que são prejudiciais para a sua produtividade

O especialista em Liderança Situacional e Poder e Influência Positiva e diretor da ING Marketing & Training, Paulo Crepaldi, citou alguns deles

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Ter produtividade durante a sua jornada de trabalho é fundamental para ser reconhecido e visto com bons olhos em seu ambiente. E, embora pareça ser impossível, essa é uma simples questão de hábitos – são eles quem determinarão a sua produtividade.

Existem alguns hábitos comuns entre os trabalhadores que são prejudiciais para o desempenho no ambiente de trabalho, como muitos “cafezinhos” durante o expediente.

O especialista em Liderança Situacional e Poder e Influência Positiva e diretor da ING Marketing & Training, Paulo Crepaldi, citou quais são os hábitos mais comuns. Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Não lidar bem com mudanças repentinas
Em muitos momentos você precisará trabalhar até mais tarde, realizar um projeto com curto prazo de entrega ou qualquer outra mudança desagradável que vão te tirar da sua zona de conforto.

A recomendação é para que você tome cuidado com suas reações, sejam elas verbais ou corporais, pois isso pode acabar te prejudicando no futuro.

Vício em redes sociais
Deixar o celular próximo ao seu campo de visão ou ao seu alcance para ficar de olho nas notificações das redes sociais é um costume que, muitas vezes, passa despercebido, embora possa ser prejudicial. Isso porque as redes sociais podem acabar atrapalhando o foco e atenção que você estava dedicando a uma atividade específica.

Continua depois da publicidade

Ter foco em seu ambiente de trabalho é fundamental para começar uma tarefa e termina-la com uma boa performance e entrega.

Falta de pontualidade
Seja por conta do trânsito intenso ou por um atraso no horário de acordar, esse é um ponto ao qual você deve se policiar. Quando atrasos se tornam um problema crônico, você acaba transmitindo a mensagem de que não se importa com a agenda dos outros e não tem grande comprometimento com suas atividades.

Excesso de home office
O home office surgiu como uma alternativa aos funcionários de trabalhar com mais conforto e liberdade, já que não seria necessário passar o tempo de locomoção até o trabalho.

Mas, em muitos casos, ele é feito da maneira errada: as pessoas acabam passando mais tempo se dedicando às tarefas domésticas e não às do trabalho. Você deve ter a mesma disponibilidade que normalmente tem no trabalho para não fazer com que seus interesses entrem em conflito.

Muitas pausas
Durante a jornada de trabalho, fazer algumas pausas para tomar café, ir ao banheiro ou comer é essencial para aguentar todo o trabalho sem cansaço. Mas, fazer mais que seis pausas muito longas pode acabar tomando um tempo essencial para completar suas atividades.

Para fugir desse problema, se acostume a fazer pausas sempre quando finalizar uma tarefa.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)