Brasileiros inativos que não querem trabalhar aumentam 5,7%

Esse grupo específico corresponde àquelas pessoas que não trabalharam nos últimos 365 dias nem procuraram emprego nesse período

Estadão Conteúdo

Publicidade

As seis principais regiões metropolitanas do País já possuem 17,374 milhões de pessoas que não procuram emprego porque não querem trabalhar, um aumento de 5,7% em relação a abril do ano anterior, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O montante representa 90,52% da população inativa, que ficou em 19,194 milhões de pessoas em abril.

“Está aumentando o total de pessoas que não gostariam de trabalhar. São pessoas que estão na ponta da distribuição etária, bem jovens e mais velhas, acima de 60 anos de idade e abaixo de 18 anos. No que diz respeito a gênero, são, sobretudo, mulheres. Você tem tanto pessoas de baixa escolaridade, como pessoas que têm ensino médio, e até nível superior”, apontou Adriana Araújo Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Segundo Adriana, a pesquisa não aponta os motivos específicos do aumento no número de pessoas que não querem trabalhar, mas é possível inferir que possa haver influência do aumento do rendimento médio da população, que permite que alguns membros da família não precisem arrumar um emprego para complementar a renda domiciliar.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Esse grupo específico de inativos corresponde àquelas pessoas que não trabalharam nos últimos 365 dias nem procuraram emprego nesse período. “Não necessariamente são pessoas que nunca trabalharam”, atentou a técnica do IBGE. “Esse movimento está mais ou menos difundido, mas porcentuais mais robustos estão no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e um pouco de Porto Alegre. Essas regiões são as que de fato têm os maiores rendimentos médios”, contou Adriana.

Em São Paulo, o número de pessoas que não procuraram emprego porque não queriam trabalhar cresceu de 6,457 milhões em abril de 2013 para 6,769 milhões em abril de 2014, o equivalente a 92% dos inativos da região metropolitana. No Rio de Janeiro, esse grupo somava 4,476 milhões em abril do ano passado e passou a 4,717 milhões em abril deste ano, alcançando 94% dos inativos do local. Em Belo Horizonte, o total de pessoas que não trabalhava por falta de interesse era de 1,615 milhão em abril de 2013 passando a 1,774 milhão em abril último, 88,4% dos inativos.

Em Porto Alegre, eles somavam 1,369 milhão e passaram a 1,421 milhão, o equivalente a 92% dos inativos. Em Salvador, o grupo cresceu de 1,229 milhão para 1,308 milhão em um ano; enquanto, no Recife, passou de 1,287 milhão para 1,381 milhão. De acordo com Adriana, a população inativa no País apresentou um ritmo maior de aumento a partir de setembro do ano passado.