Veja lista das profissões mais confiáveis; políticos ficam com lanterna

Mais de 92% dos brasileiros afirmaram que confiam em bombeiros. Já em políticos, o índice cai para 6%; veja lista

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Bombeiro, professor e paramédico foram eleitos os profissionais mais confiáveis pelos brasileiros. Já político e prefeito aparecem como os menos confiáveis, conforme revelou uma pesquisa elaborada pela consultoria alemã GfK Verein, que entrevistou mais de 28 mil pessoas em 25 países de todos os continentes.

Mais de 92% dos brasileiros afirmaram que confiam em bombeiros. Professores e paramédicos e pilotos tiveram aprovação superior a 80%. Por outro lado, a “lista negra” dos profissionais menos confiáveis conta com políticos (apenas 6% confiam), prefeitos (14%), agentes de seguros (30%) e advogados (41%).

A lista brasileira das profissões mais confiáveis segue a mundial. Somando todos os países pesquisados (Estados Unidos Rússia, Turquia, Reino Unido, Japão, Austrália, Alemanha, etc.), o bombeiro lidera entre os profissionais mais confiáveis, de acordo com opinião esmagadora de 90% dos ouvintes. Enfermeiras, médicos, professores e farmacêuticos aparecem na 2ª, 3ª, 4ª e 5ª posições, respectivamente.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre os menos confiáveis, os brasileiros também concordaram com a opinião mundial: 31% da população confia em políticos. Agentes de seguros, prefeitos e publicitários também estão entre os menos confiáveis.

Ao citar o Brasil no estudo, a consultoria justifica a baixa confiança da população com profissionais ligados à política ao alto índice de corrupção. “Esta má classificação [políticos e prefeitos] é compreensível, tendo em vista o alto nível de corrupção no no País.”

A GfK Verein também lembrou os protestos durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, contra o aumento das tarifas no transporte público em diversas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Além da corrupção no País, a força desproporcional da polícia durante os protestos provavelmente contribuiu para a falta de confiança com a polícia (44%)”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Top 10
Confira abaixo as 10 profissões mais confiáveis e as menos confiáveis:

Mais confiáveis

1. Bombeiro – 92%
2. Professor – 72
3. Paramédicos – 81%
4. Piloto de avião – 80%
5. Farmacêutico – 76%
6. Enfermeiro – 72%
7. Arquiteto – 72%
8. Médico, psicólogo – 66%
9. Jornalista – 66%
10. Engenheiro – 64%

Menos confiáveis

1. Político – 6%
2. Prefeito – 14%
3. Agente de seguros – 30%
4. Advogado – 41%
5. Empresário – 42%
6. Polícia – 44%
7. Banqueiro – 46%
8. Funcionário público – 48%
9. Apresentador de TV – 48%
10. Atleta profissional – 49%