Saiba como as emoções podem ajudar você no trabalho

É possível começar a controlar seu comportamento emocional para gerenciar os seus relacionamentos profissionais

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A sua inteligência emocional é mais importante para a sua carreira do que você imagina. Estudos comprovam que esse tipo de inteligência é responsável por 58% da performance em todos os tipos de emprego. Além disso, as emoções também são extremamente importantes para desenvolver características de liderança.

Afinal, desenvolver a sua inteligência emocional ajuda você a compreender os seus próprios sentimentos e o das pessoas que trabalham com você. Dessa forma, é possível começar a controlar não apenas o uso que você faz dessas emoções, mas também o seu comportamento emocional para gerenciar os seus relacionamentos profissionais.

Confira abaixo algumas dicas para desenvolver o comportamento emocional:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Controle-o ao entender as suas emoções

Comece a prestar atenção em tudo o que você sente durante o dia. Alguma situação fez com que você se sentisse ansioso ou até mesmo com raiva? Desenvolva a habilidade de acalmar a si mesmo para evitar conflitos.

2. Ensaie situações mentalmente

Continua depois da publicidade

Ensaiar situações que disparam as suas emoções é uma forma de se preparar para quando elas acontecerem de verdade. Vai participar de uma reunião ou palestra? Imagine como o evento será e analise todas as formas como você pode agir.

3. Fale claramente

Faça uma decisão: você vai falar claramente todas as vezes que estiver em alguma situação que exija muito do seu lado emocional. Mentalizar essa escolhe vai fazer com que acreditar nela seja mais fácil e, consequentemente, você seja capaz de comunicar-se efetivamente.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.