Veja 6 razões para estagiar durante a faculdade

Se você está na universidade e ainda está em dúvida sobre encontrar um estágio, confira razões pelas quais essa prática é essencial e comece a procurar sua nova oportunidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ainda que os estágios signifiquem valiosas horas complementares para os universitários, não é raro encontrar estudantes que prefiram manterem-se afastados do mundo profissional até a formatura, como forma de se dedicarem apenas aos estudos. Entretanto, essa decisão pode ser um erro. O estágio pode abrir muitas portas na sua carreira futuramente. Quer saber por que ele é tão importante? Veja seis motivos pelos quais esse tipo de treinamento é essencial durante a faculdade.

1. Você pode aplicar a teoria

Independentemente de quão conceituada sua universidade seja, sempre haverá um limite para o que você pode tirar do seu curso. As aulas podem fornecer teorias, conceitos e habilidades, enquanto os estágios são o momento certo para colocar esses novos conhecimentos em prática. Ao participar de um estágio, você terá um longo período para aplicar, refinar e construir seus próprios conhecimentos com base no que aprendeu em sala de aula.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

2. Você descobre as coisas de que gosta

Cada empresa é única, mas as funções costumam ser parecidas para cada área de formação. Com o estágio, você pode identificar se certos cargos e funções são ou não apropriados para você, se você realmente gostaria de realizar as tarefas descritas para aquela posição, etc. Pense no estágio como um teste drive antes de se inserir no mercado.

3. Você entra em contato com as pessoas certas

Continua depois da publicidade

Não existe lugar melhor para estabelecer contatos com os profissionais certos do que em um estágio. Ainda que seja algum cliente com quem você só se relaciona por telefone, você está ficando conhecido, dando seu nome para quem está ativo no mercado. Além disso, certas pessoas (como seu gestor e os colegas com quem trabalha direto) poderão oferecer ótimas cartas de recomendação futuramente.

4. Você consegue a experiência pedida no mercado

Um dos principais dilemas dos recém-formados é: “o mercado pede experiência, mas as empresas não me empregam para que eu me torne experiente”. De fato, é assim que as coisas acontecem no mundo profissional. Por isso, estagiar é a oportunidade perfeita de conhecer o mercado de trabalho na prática e conseguir a experiência desejada.

5. Você desenvolve a identidade profissional

Se desenvolver ao lado dos seus colegas de trabalho é diferente de se desenvolver com os amigos na faculdade. Use o estágio para trabalhar a sua confiança no trabalho, seus modos e hábitos profissionais. Isso vai determinar que tipo de trabalhador você é, o que motiva você e o que será necessário para conquistar o sucesso na carreira.

6. Você tem mais chances de ser promovido

Ainda que você não tenha nenhuma garantia, é comum que as empresas considerem os estagiários como primeira opção para serem efetivados. Por que isso acontece? Pense bem: os empregadores já investiram tempo e dinheiro treinando você, já o conhecem e já sabem da qualidade do seu trabalho. Por isso, invista no estágio como um passo para o que você deseja alcançar na carreira.

Veja mais matérias de Carreira no Universia