5 atitudes que você deve evitar durante o processo seletivo

Acompanhar como anda o seu processo de seleção para uma vaga é essencial para mostrar que você tem interesse

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Procurar por um emprego é uma tarefa trabalhosa que exige que o candidato se esforce para agir da maneira correta e mostrar que é um profissional adequado para conquistar a vaga disponível. Mesmo que você acredite ser a escolha certa para a empresa, existem algumas atitudes que você deve evitar para ter certeza de que passará a melhor imagem aos recrutadores.

A seguir, confira 5 atitudes que você deve evitar durante o processo de seleção para um emprego:

1. Follow-up excessivo

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Acompanhar como anda o seu processo de seleção para uma vaga é essencial para mostrar que você tem interesse. Porém, fazer isso em excesso pode incomodar os recrutadores, já que eles não têm tempo disponível exclusivamente para você. Além disso, você passará uma imagem de que não é um bom profissional e que está inseguro.

2. Contatar o gestor diretamente

Se a empresa para a qual você se candidatou exige que você passe por um processo de entrevista com os recrutadores primeiro, não tome a liberdade de tentar contatar o gestor diretamente. Mesmo que você conheça alguém que trabalhe na empresa, é importante que você siga os passos de seleção exatamente da maneira como eles são impostos.

Continua depois da publicidade

3. Falta de honestidade

Não pense que os recrutadores não verificarão a veracidade das informações que você disponibiliza. Por isso, não tente esconder nenhum dado importante ou inventar histórias sobre seus últimos trabalhos, por exemplo. Atualize seu currículo impresso e também qualquer página online que fale sobre sua vida profissional para que não haja confusão.

4. Falta de comprometimento

Durante o processo de seleção, é importante que você esteja disponível para responder os recrutadores o quanto antes. Quando precisarem marcar entrevistas, não tente mudar a data sugerida por eles a não ser que você tenha outro compromisso realmente inadiável. Demonstre comprometimento para que não pensem que você está desinteressado ou que é irresponsável.

5. Alegar ter uma habilidade que você não tem

Algumas vezes, é comum tentarmos conseguir vagas para as quais não temos todas as qualificações necessárias. Mas isso não é errado, já que dependendo do caso, você pode aprender durante o trabalho, caso você mostre que realmente é adequado para o emprego. Por isso, não alegue ter uma habilidade que você não tem apenas para conseguir a vaga. Se você for contratado, isso pode prejudicar seu rendimento e causar uma demissão logo no início, danificando sua imagem profissional para o futuro.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.